PROGRAMA DE MOBILIDADE ACADÊMICA VIRTUAL DISCENTE
A Associação Universidade em Rede – UniRede, em parceria com instituições associadas, torna pública a chamada para 2ª edição do “Programa de Mobilidade Acadêmica Virtual Discente”.
Este programa possibilitará a matrícula por vínculo temporário em mobilidade acadêmica virtual, autorizando que estudantes possam cursar componentes curriculares em outras instituições, com emissão de documento comprobatório após a conclusão dos estudos, para fins de registro ou aproveitamento de estudos em sua instituição de origem e/ou a realização de atividades complementares/científico culturais, desde que previstas em projetos pedagógicos no âmbito de cada curso/instituição de origem.
Para acesso ao Manual de Mobilidade Acadêmica visite https://www.aunirede.org.br/portal/manualmobrede2022/
As seguintes instituições/cursos ofertam vagas nesta edição do Programa de Mobilidade Acadêmica Virtual Discente
A seguir o quadro de disciplinas/componentes curriculares, carga horária, período de início/término, vagas e ementas.
Componente |
Carga Horária |
Início e Término |
Nome do curso |
Vagas |
Ementa do componente Curricular |
Universidade Estadual de Goiás/Centro de Ensino e Aprendizagem em Rede (UEG/CEAR) Link para inscrição: Link para inscrição: https://www.aunirede.org.br/mobrede/ofertas/GO |
|||||
Psicologia organizacional | 60h | 17/10/2022 a 31/01/2023 | Programa de Ensino e aprendizagem em Rede (PEAR) | 10 | Contribuições das teorias psicológicas para o campo do estudo das organizações. Impactos dos diversos modos de organização do trabalho na vida e saúde das pessoas. Temas da psicologia na interface com os estudos organizacionais: motivação, aprendizagem, percepção e grupos. Tensão e conflito. Processo de Liderança. |
Ética Profissional | 60h | 17/10/2022 a 31/01/2023 | Programa de Ensino e aprendizagem em Rede (PEAR) | 10 | Ética: origem, conceitos e aplicações. Ética e moral. Ética profissional: valores, princípios, posturas, compromissos. Códigos de ética: direitos e deveres. Aspectos éticos na pesquisa e no exercício profissional. |
Educação Inclusiva | 60h | 17/10/2022 a 31/01/2023 | Programa de Ensino e aprendizagem em Rede (PEAR) | 10 | Panorama do atendimento ao aluno com necessidades educativas especiais. Trajetória da Educação Especial à Educação Inclusiva: modelos de atendimento, paradigmas: educação especializada /integração / inclusão. Valorizar as diversidades culturais e linguísticas na promoção da Educação Inclusiva. Políticas públicas para Educação Inclusiva – Legislação Brasileira: o contexto atual. Acessibilidade à escola e ao currículo. Adaptações curriculares. Tecnologia Assistiva. |
Didática | 60h | 17/10/2022 a 31/01/2023 | Programa de Ensino e aprendizagem em Rede (PEAR) | 10 | Pressupostos teóricos da Didática. Teorias, tendências pedagógicas e sua relação com a Didática. Didática e currículo. Processo ensino-aprendizagem (planejamento, objetivos, conteúdos, metodologias, técnicas e avaliação). Relação professor-aluno. |
Empreendedorismo | 60h | 17/10/2022 a 31/01/2023 | Programa de Ensino e aprendizagem em Rede (PEAR) | 10 | Inovação. Empreendedorismo: conceitos, características e tipos. Plano de Negócio. |
Microbiologia | 60h | 17/10/2022 a 31/01/2023 | Programa de Ensino e aprendizagem em Rede (PEAR) | 10 | Bactérias e fungos: estrutura celular, genética e controle de microbiológico, microrganismos do solo, ar e água, microbiota normal e principais infecções humanas, métodos de identificação. Vírus: classificação, principais viroses associadas ao homem, métodos de identificação. |
Etologia | 60h | 17/10/2022 a 31/01/2023 | Programa de Ensino e aprendizagem em Rede (PEAR) | 10 | História da Etologia. Conceitos fundamentais para o estudo do comportamento animal. Percepção do meio ambiente pelos animais. Ecologia do comportamento. Origem e evolução dos estados comportamentais. Filogenia e comportamento. Comportamento de animais de cativeiro. Uso da etologia como recurso facilitado do processo ensino-aprendizagem. Elaboração de projetos educacionais baseados no estudo do comportamento. |
Instituição de Direito Público e Privado | 60h | 17/10/2022 a 31/01/2023 | Programa de Ensino e aprendizagem em Rede (PEAR) | 10 | Ética: origem, conceitos fundamentais e temas relevantes. Ética e moral. Valores e princípios fundamentais norteadores da profissão. Sociedade e ética social. Ética e atividades profissionais. Compromisso ético-político da profissão. O código de ética profissional: direitos e deveres. Ética profissional nas relações com a sociedade e as instituições empregadoras. Comportamento e postura profissional do administrador. |
Metodologia Científica | 60h | 17/10/2022 a 31/01/2023 | Programa de Ensino e aprendizagem em Rede (PEAR) | 10 | Formas de conhecimento: filosófico, científico, popular, mitológico. Epistemologia da Ciência. Métodos e tipos de pesquisa. Produção e normatização de trabalhos acadêmicos. |
Fundamentos da Geologia | 60h | 17/10/2022 a 31/01/2023 | Programa de Ensino e aprendizagem em Rede (PEAR) | 10 | As origens do Planeta Terra. Tempo geológico. Origem e evolução da vida. Teorias evolutivas. Extinções em massa e o seu papel na história da vida na Terra. Tectônica de placas. Vulcanismo e sismicidade. Ação geológica do vento e do gelo. Minerais e rochas. Registros da vida pretérita no planeta. Intemperismo, formação dos solos e processos erosivos. |
Universidade Federal do Pampa – Unipampa Link para inscrição: https://www.aunirede.org.br/mobrede/ofertas/RS |
|||||
Metodologia do Ensino de Literatura | 30 | 01/10/2022 a 15/02/2023 | Letras Português EaD | 10 | Concepções de literatura, fruição estética e ensino. Letramento literário. Escolarização do texto literário. O texto literário na aula de Língua Portuguesa. Seleção de textos. Estratégias de leitura em sala de aula. Análise, interpretação e produções discursiva. Projetos de leitura e produção literária. Literatura e outras artes. Literatura e tecnologias. |
Estudos Culturais | 45 | 01/10/2022 a 15/02/2023 | Letras Português EaD | 10 | A questão da identidade nacional, das fronteiras territoriais e culturais – hibridismo x nacionalismo no séc. XXI. Objetivos |
Educação Integral | 60 | 01/10/2022 a 15/02/2023 | Letras Português EaD | 50 | Conceitos de Educação Integral,
movimentos anarquistas, programas e projetos educacionais, Elementos da perspectiva
histórica da Educação Integral (visões globais, holísticas e
libertárias), Escola, Currículo, Projeto Pedagógico e as correlações com a Educação Integral. Intersetorialidade e macrocampos de saberes. Projetos Educativos eInterdisciplinaridade. Novos tempos e espaços educativos na Educação Integral. Concepções da Educação Integral e da escola de tempo integral. Políticas de EducaçãoIntegral. Aluno como centro do processo educativo. Aprendizagens significativas. Movimentos anarquistas. |
Estudos Linguisticos I | 60 | 01/10/2022 a 15/02/2023 | Letras Português EaD | 10 | Conceitos básicos de análise fonética e fonológica. O sistema fonológico do Português Brasileiro. Processos fonológicos no português Brasileiro. Conceitos básicos de análise morfológica. Morfologia nominal e verbal do Português Brasileiro. |
TCC1- Construção de projeto de pesquisa | 60 | 01/10/2022 a 15/02/2023 | Letras Português EaD | 20 | Construção do projeto de pesquisa, etapas e metodos |
Politicas Públicas em Educação | 60 | 01/10/2022 a 15/02/2023 | Letras Português EaD | 30 | Estudo das principais políticas públicas da educação brasileira na atualidade. A legislação os diferentes contextos escolares. |
Letramento Digital | 60 | 01/10/2022 a 15/02/2023 | Letras Português EaD | 30 | Produção de conteúdos online. Edição colaborativa. |
Letramento Digital II | 60 | 01/10/2022 a 15/02/2023 | Letras Português EaD | 10 | Produção de conteúdos online. Edição colaborativa e avançada. Ferramentas de edição na WEB. |
Educação Inclusiva | 60 | 01/10/2022 a 15/02/2023 | Letras Português EaD | 10 | Panorama geral do atendimento ao aluno com necessidades educativas especiais. Trajetória da Educação Especial à Educação Inclusiva: modelos de atendimento, paradigmas: educação especializada / integração / inclusão. Valorizar as diversidades culturais e linguísticas na promoção da Educação Inclusiva. Políticas públicas para Educação Inclusiva – Legislação Brasileira: o contexto atual. Acessibilidade à escola e ao currículo. Adaptações curriculares. Tecnologia Assistiva. |
Fundamentos Sócioantropológicos em Educação | 45 | 01/10/2022 a 15/02/2023 | Letras Português EaD | 20 | Os estudos da antropologia e da sociologia: conceito de social e a totalidade das relações de grupo e cultura; a emergência da cultura e o estabelecimento de normas sociais: pontos de intersecção entre sociologia e antropologia; a importância da sociologia como descoberta da alteridade entre indivíduos e culturas; a questão da escola e a sociologia da educação. Globalização e novas identidades. |
Prática Pedagógica e Seminário Integrador IV | 60 | 01/10/2022 a 15/02/2023 | Letras Português EaD | 30 | O livro didático e os espaços de leitura como objeto investigativo. História, produção e distribuição de livros didáticos de língua portuguesa e literatura no Brasil. O livro didático e a prática docente |
LEITURAS DO FATO LITERÁRIO I | 60 | 01/10/2022 a 15/02/2023 | Letras Português EaD | 10 | Textos literários curtos nacionais e internacionais. Crítica literária. Produção textual |
PRÁTICA EM LINGUAGEM IV | 45 | 01/10/2022 a 15/02/2023 | Letras Português EaD | 10 | Estudo do gênero textual acadêmico: leitura e produção de artigo acadêmico. |
Aquisição da Linguagem | 45 | 01/10/2022 a 15/02/2023 | Letras Português EaD | 5 | Introdução às diferentes propostas teóricas do campo da linguagem que discutem o processo de aquisição da linguagem, especialmente, de língua materna e o desenvolvimento dos seus componentes. |
Teoria do Currículo | 30 | 01/10/2022 a 15/02/2023 | Letras Português EaD | 50 | Apresentação das teorias do currículo com os pressupostos ideológicos, culturais e políticos que subsidiam as práticas pedagógicas nas representações curriculares. Tipologias e discussões curriculares. Currículo, cultura e sociedade. Obj |
Prática Pedagógica e Seminário Integrador III | 60 | 01/10/2022 a 15/02/2023 | Letras Português EaD | 20 | História e atualidade das metodologias de ensino de língua portuguesa. Práticas investigativas contemporâneas sobre o ensino de língua portuguesa e literatura em espaços escolares como prática pedagógica. |
Educação Inclusiva | 60 | 01/10/2022 a 15/02/2023 | Pedagogia | 15 | Panorama geral do atendimento ao aluno com necessidades educativas especiais. Trajetória da Educação Especial à Educação Inclusiva: modelos de atendimento, paradigmas: educação especializada / integração / inclusão. Valorizar as diversidades culturais e linguísticas na promoção da Educação Inclusiva. Políticas públicas para Educação Inclusiva – Legislação Brasileira: o contexto atual. Acessibilidade à escola e ao currículo. Adaptações curriculares. Tecnologia Assistiva. |
SEMINÁRIO TEMÁTICO DOS NÍVEIS E MODALIDADES DE ENSINO | 60 | 01/10/2022 a 15/02/2029 | Pedagogia | 30 | Integração e aprofundamento dos conhecimentos que vêm sendo trabalhados nas disciplinas tomando por referência as temáticas Educação Infantil, Anos iniciais do Ensino Fundamental. EJA, Ed. Especial, Ed. Do Campo, Ed. Indígenas e Quilombolas, Ed. À distância. |
SEMINÁRIO DE PRÁTICAS EDUCATIVAS | 60 | 01/10/2022 a 15/02/2030 | Pedagogia | 30 | Mostra dos Estudos e experiências da docência na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental, com análise das modificações históricas e as práticas pedagógicas contemporâneas. |
PROJETO OU ATIVIDADE DE EXTENSÃO | 60 | 01/10/2022 a 15/02/2023 | Pedagogia | 30 | Propõe o desenvolvimento do perfil acadêmico-científico-cultural baseado no desenvolvimento de atividades e ações de extensão propostas pelo curso e polo educacional superior com a comunidade em que se insere. |
FUNDAMENTOS E METODOLOGIA DA LÍNGUA PORTUGUESA | 60 | 01/10/2022 a 15/02/2023 | Pedagogia | 30 | A expressão escrita e a leitura das diversas formas de textos no processo de aprendizagem da língua materna. Análise de livros didáticos. Princípios básicos para o ensino da língua materna nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. A correção da linguagem escrita. O ensino da gramática, na visão tradicional e em novas perspectivas. Leitura e produção textual nos Anos Iniciais. |
FUNDAMENTOS E METODOLOGIAS DAS CIÊNCIAS SOCIAIS | 60 | 01/10/2022 a 15/02/2023 | Pedagogia | 30 | Ementa: As Ciências Sociais, seu significado, papel, abrangência, importância e possibilidades didáticas de ensino nos Anos Iniciais das Séries Iniciais. O campo de conhecimento assim como noções fundamentais, pertinentes à área, adequadas ao ensino das crianças, especialmente referentes a relações sociais, identidade, grupo, tempo e espaço. |
Atividade de Inicação à docência III | 60 | 01/10/2022 a 15/02/2023 | Pedagogia | 10 | Estudos sobre a constituição da escola, as modificações históricas e as práticas escolares contemporâneas. Inserção no cotidiano da Escola de Educação Infantil. Discussão e problematização das diversas realidades das escolas e suas formas de organização e gestão. |
POLÍTICAS PÚBLICAS EM EDUCAÇÃO | 60 | 01/10/2022 a 15/02/2023 | Pedagogia | 30 | Organização e funcionamento das instituições escolares de Educação Infantil e de Ensino Fundamental relacionadas com as políticas públicas de educação e considerando aspectos legais, curriculares e sociopolíticos do contexto escolar. |
METODOLOGIAS DE ESTUDO E PESQUISAS EM EDUCACAO III | 60 | 01/10/2022 a 15/02/2023 | Pedagogia | 20 | Pesquisa da ação educativa. Teorização das temáticas implicadas na prática pedagógica. Elaboração de proposições educacionais para os conflitos inerentes à ação docente produzindo conhecimentos contextualizados. |
JOGOS, BRINQUEDOS E CORPOREIDADE | 60 | 01/10/2022 a 15/02/2023 | Pedagogia | 30 | Ementa: O papel e a função social do brinquedo e do jogo na vida da criança e do jovem. Noções de corporeidade e as visões históricas e culturais do brincar. A importância dos processos lúdicos na construção da subjetividade e a relação entre brincadeira, criatividade, culturas e desenvolvimento/aprendizado infantil. |
Fundamentos e Metodologia das Ciências Naturais | 60 | 01/10/2022 a 15/02/2023 | Pedagogia | 20 | Trata do ensinar e do aprender Ciências Naturais na Educação Infantil, nos Anos Iniciais e na EJA, considerando as concepções de ciência, ambiente e sociedade subjacentes aos principais modelos de ensino da disciplina. Discute alguns conteúdos de Ciências Naturais para o Ensino Fundamental em uma perspectiva da alfabetização científica. Considera a discussão de recursos didáticos e metodológicos como: a investigação, a experimentação, a ludicidade, a Educação Ambiental. |
Alfabetização e Letramento Digital | 60 | 01/10/2022 a 15/02/2023 | Pedagogia | 15 | Cultura e identidade discente na EaD. Perspectiva histórica e metodológica da EaD. Hardware e software. Tecnologias da informação e comunicação (TICs) na Educação. Ambiente virtual de aprendizagem – Moodle. Ferramentas de comunicação e interação síncronas e assíncronas. Ética nas pesquisas e relações pedagógicas. Orientações gerais para o desenvolvimento de trabalhos em formato eletrônico |
Estudo das infâncias, culturas e educação | 60 | 01/10/2022 a 15/02/2023 | Pedagogia | 15 | Compreensão da infância a partir da análise das dimensões culturais, sociais, econômicas, políticas e pedagógicas que as envolvem. Reflexão acerca do processo de produção das infâncias. Estudo de diferentes infâncias em nossa sociedade e seus modos de educação. |
Psicolinguística | 60 | 21/09/2022 a 11/02/2023 | Licenciatura em Letras Línguas Adicionais: Inglês, Espanhol e Respectivas Literaturas | 5 | Abordagem de temas atuais na área da Psicolinguística, pertinentes à produção e à compreensão da linguagem e sua relação com o ensino. |
Ensino de Português como Língua Adicional | 60 | 21/09/2022 a 11/02/2023 | Licenciatura em Letras Línguas Adicionais: Inglês, Espanhol e Respectivas Literaturas | 5 | Discussão sobre pesquisas em contextos de ensino de português como língua adicional. Histórico e concepções norteadoras. Metodologias de ensino e de avaliação. |
Introdução à Literatura | 60 | 21/09/2022 a 11/02/2023 | Licenciatura em Letras Línguas Adicionais: Inglês, Espanhol e Respectivas Literaturas | 5 | Introdução à leitura de textos literários com ênfase nos gêneros e seus elementos constitutivos. Os conceitos e funções da literatura como fenômeno estético e produto cultural de um determinado contexto sócio-histórico. Reflexão sobre o papel do escritor, do leitor e da crítica na sociedade. |
Texto e Discurso em Inglês | 75 | 21/09/2022 a 11/02/2023 | Licenciatura em Letras Línguas Adicionais: Inglês, Espanhol e Respectivas Literaturas | 5 | Desenvolvimento da produção textual em nível avançado de língua inglesa. Análise e produção de diferentes gêneros textuais. Análise da argumentação e do discurso em língua inglesa. Apresentação, discussão e avaliação de abordagens sobre o ensino de produção textual. Prática de ensino de produção textual em língua inglesa. |
INSTITUTO FEDERAL SUL-RIO-GRANDENSE – (IFSul) Link para inscrição: https://www.aunirede.org.br/mobrede/ofertas/RS |
|||||
Tecnologias Educacionais para a Educação Profissional e Tecnológica | 60 | 28/11/2022 a 22/01/2023 | Especialização em docência da educação profissional e tecnológica | 5 | Promover o desenvolvimento de competências do docente da Educação Profissional; conhecer, experimentar e produzir recursos educacionais com ferramentas de autoria para uso no ensino presencial, EaD ou híbrido. |
Didática em Educação Profissional e Tecnológica | 60 (40 teórica e 20 prática) | 28/11/2022 a 22/01/2023 | Especialização em docência da educação profissional e tecnológica | 5 | Fundamentos da didática para a Educação Profissional. Didática Profissional. Atividade Pedagógica na Educação Profissional. Planejamento do ensino na Educação Profissional. Avaliação na Educação Profissional e Tecnológica. Produção de instrumentos avaliativos |