No dia 31 de julho, aconteceu a abertura e realização do Seminário Regional UniRede – Região Sul e instituições associadas, com o tema “Docência na era digital: experimentando novas práticas”. Esse ano, devido as medidas de isolamento social em que o país vivencia por conta da pandemia, o evento aconteceu em carácter virtual e contou com o apoio do Núcleo de Educação à Distância (NEAD) da Universidade Estadual de Maringá e da Coordenadoria de Integração de Políticas de Educação à Distância (CIPEAD) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), e foi aberto à toda a comunidade acadêmica e interessados.
Abrindo o evento, Profa. Dra. Josimayre Novelli, diretora do NEAD da UEM, destacou a importância do Seminário para discussões sobre as práticas e ações pedagógicas institucionais em Educação à Distancia (EaD).“Eventos como esse, tem possibilitado acesso a conhecimentos e debates sobre a importância dessa modalidade de ensino, principalmente em um cenários de pandemia e pós-pandemia; com isso espero que tenhamos boas reflexões com o seminário”, disse.
A Profa. Dra. Mara Mára Lúcia Carneiro (UFRGS), representante da Região Sul (CCP/UniRede), salientou o sucesso da organização do evento, com participação de pessoas de quase todo o Brasil. “Tivemos cerca de 400 inscritos para o seminário, sendo mais da metade das diversas regiões do país, mesmo que o nosso foco fosse a região sul. Essa é uma oportunidade muito significativa para esse processo”, afirmou.
Seminário Regional UniRede – Região Sul
O seminário teve as palestras do Prof. Dr. Luis Otoni Meireles Ribeiro (IFSul), que atuou como moderador no debate com representantes institucionais Região Sul/UniRede e o Prof. Dr. Ronei Ximenes Martins (UFLA), que debateu sobre o artigo “COVID-19: será o fim da Educação a Distância?”