UniRede associa-se como instituição membro do Conselho Internacional para Educação Aberta e à Distância (ICDE) e oferece benefícios aos seus filiados

Em 29 de Março 2019, a UniRede se tornou associado institucional do Conselho Internacional para a Educação Aberta e à Distância.

Como membro do ICDE, associados à UniRede possuem benefícios e oportunidades para a prática e expansão da Educação a Distância. Em 29 de Março deste ano a UniRede entrou para a lista de associados institucionais do Conselho Internacional para a Educação Aberta e à Distância (ICDE).

Ainda neste ano de 2019 será realizado nos dias 3 a 7 de novembro, em Dublin, Irlanda, o 28th ICDE World Conference on Online Learning, com o tema “A educação aberta e a distância “transformando vidas e sociedades””. A Conferência está sendo organizada pela Dublin City University e será presidida pelo Prof. Mark Brown, que foi um dos palestrantes da Sessão de Encerramento do ESUD em 2018.

Em 2021 a Cidade de Natal, no Rio Grande do Norte, Brasil, sediará a 29th ICDE World Conference on Online Learning e será organizada pelo Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde da UFRN.

O presidente da UniRede, professor Alexandre M. dos Anjos, submeteu a proposta de associação da UniRede ao ICDE no final de 2018, e pontua:

Atualmente os resultados são promissores, sobretudo quando passamos a ampliar a interlocução dos colaboradores e instituições associados a UniRede com outras instituições fora do país, promovendo um intercâmbio de experiências e pesquisas com a finalidade de desenvolvimento científico e tecnológico da educação no Brasil e no mundo.

O Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância (ESUD), em 2018, evento realizado pela UniRede e, que teve a edição do ano passado presidido pela professora Maria Carmen Diógenes Rego, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, foi palco para a abertura de caminhos para a Ead. O professor da Universidade Estadual do Rio de Janeiro, Carlos Alberto de Oliveira Caó, configurou a prospecção de novas parcerias para a Associação Universidade em Rede.

O professor Carlos Alberto de Oliveira enviou uma solicitação de inscrição para o reitor da Universidade de Athabasca, no Canadá, e vice-presidente do ICDE, Neil Fassina. Foram enviadas solicitações para Mark Brown, presidente da 28ª Conferência do ICDE e para o reitor da Universidade Aberta da Nigéria, Prof. Olugbemiro Jegede.

A UniRede demonstrou a importância de se vincular ao Conselho Internacional e como seria impactante para as discussões sobre a educação aberta e a distância no Brasil nas instituições de ensino superior. Com isto, a presidência da Associação lançou sua candidatura ao ICDE.

Segundo Carlos Alberto de Oliveira, a candidatura não foi um trabalho fácil. Inúmeras exigências são feitas e a missão e os valores das instituições precisam estar de acordo com todo o modo de operação e vivência do Conselho Internacional. Não são todas as instituições que conseguem o vínculo institucional.  Em fevereiro de 2019, na Noruega, ocorreu uma reunião com os membros do ICDE, neste momento a UniRede teve a oportunidade de intensificar o quão importante tem sido o trabalho da associação para a democratização do acesso ao ensino.

Carlos Alberto de Oliveira, aponta que:

 

A parceria estabelecida poderá impactar a qualificação da agenda e da EaD brasileira. A oportunidade de compartilhamento de experiências, a participação em pesquisas interinstitucionais e nas conferências internacionais são estratégicos.  

E acrescenta:

A agenda brasileira que inclui a implementação de atividades online nas graduações; a regulamentação de Mestrados e Doutorados a distância; e a esperada Recomendação da UNESCO que tratará de recursos educacionais abertos e está prevista para o mês de outubro, terá claros benefícios com a afiliação da Unirede ao ICDE.  

A editora chefe da revista digital da Unirede, EmRede, Mara Lúcia Fernandes Carneiro, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, apresenta uma visão positiva para a revista, “Divulgar as pesquisas e experiências exitosas que estão acontecendo nas instituições públicas é de grande valia”.

Quando perguntada sobre suas expectativas, Mara afirma que ter a UniRede como membro institucional do ICDE poderá “ampliar a troca de experiências com instituições internacionais e estabelecer parcerias que permitam apoiar novas pesquisas e metodologias para a EaD, bem como ampliar a participação de autores de outras instituições internacionais.”  A UniRede como associada ao ICDE abre caminhos para os seus próprios membros. Ou seja, os benefícios são ilimitados para os associados da UniRede. Entre eles estão a oportunidade de sediar os eventos internacionais do Conselho, publicar artigos acadêmicos no Open Praxis Journal, colaborar em projetos orientados ao ODS4 e nomear parceiros para os prêmios UNESCO.

Confira na íntegra:

Fonte: INSTITUTIONAL MEMBERSHIP (https://www.icde.org/apply-for-institutional-membership)

 

CONHECENDO O ICDE

O ICDE é uma associação que promove o acesso inclusivo e aberto à educação de qualidade. Fundado no Canadá em 1938 como o Conselho Internacional de Educação por Correspondência, o ICDE proporcionou a realização da primeira Conferência Internacional sobre educação a distância.

Fonte: ICDE https://www.icde.org/)

Foi a partir destas conferências e reuniões que as instituições de ensino e os profissionais da área iniciaram parcerias e expandiram o acesso à educação flexível e a distância. O ICDE está hospedado em Oslo, capital da Noruega, desde 1988. O ICDE também tem uma parceria com a UNESCO desde 1960.  Segundo dados do portal, o “ICDE tem mais de 190 membros institucionais em mais de 70 países, falando mais de 40 idiomas, impactando mais de 15 milhões de estudantes em 6 continentes”.

A missão do Conselho Internacional é promover educação de qualidade em prol do desenvolvimento pessoal e social, aceitando uma gama de modos de aprendizagem. Impulsionar a educacional flexível. Proporcionar interação profissional, incentivar a partilha de boas práticas e troca de conhecimentos. Incentivar formas de incorporar alunos desfavorecidos em todas as provisões educacionais e promover a cooperação e compreensão intercultural.

O Conselho visiona “Ser o facilitador global para aprendizagem e ensino inclusivos, flexíveis e de qualidade na era digital” e para que isso aconteça é necessário que exista uma rede de colabores capazes de interagir e desenvolver novas tecnologias para a Ead. Desta forma, todos os membros podem produzir conteúdo de qualidade, publicar e propagar para o mundo o desenvolvimento e uso de novas metodologias e tecnologias emergentes.

 

LINHA DO TEMPO

Nós separamos alguns fatos históricos interessantes. Confira na íntegra a linha do tempo clicando ​aqui.

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