Visão Geral

1. Apresentação

A discussão sobre como são realizadas as ações de comunicação para divulgação da Educação a Distância nas Instituições Públicas de Ensino Superior teve início com a realização do primeiro PromovEaD, coordenado pelo Centro de Apoio à Educação a Distância da UFMG, em 2015. Na ocasião foram identificados vários temas que poderiam ser aprofundados e ações que poderiam ser experienciadas, ampliadas e replicadas.

Assim, a Secretaria de Educação a Distância (SEAD/UFRGS) assumiu o compromisso de sediar o II PromovEaD: Estratégias de Comunicação para a Educação a Distância em Diferentes Contextos.

As atividades programadas (debates, apresentação de trabalhos, apresentações de boas práticas, criação de uma comunidade) abordarão a importância das estratégias da comunicação para a divulgação da educação a distância pública no país, dentro e fora da Universidade.

2. Período de realização

O evento, de caráter nacional, será realizado no Polo de Apoio Presencial de Porto Alegre da Secretaria de Educação a Distância da Universidade Federal do Rio Grande do Sul entre os dias 23 e 25 de maio de 2016.

3. Objetivos

  • Divulgar ações de comunicação de secretarias de educação a distância;
  • Propiciar a troca de experiências entre profissionais da área;
  • Elaborar um documento que sistematize a situação atual e a visão futura do posicionamento das assessorias de comunicação;
  • Fortalecer grupos e linhas de pesquisa sob a temática do evento;
  • Criar grupos de colaboração interinstitucional sobre a temática da comunicação na educação a distância;
  • Proporcionar espaço para a discussão e a reflexão sobre o atual estágio das ações de comunicação na EaD;
  • Promover intercâmbio de experiências na área, possibilitando congregar pesquisadores, profissionais e estudiosos de diferentes instituições;
  • Propiciar aos participantes um espaço para a problematização e elaboração de novos conhecimentos e campos de análise para suas práticas;
  • Incentivar a produção e socialização de estratégias de comunicação voltadas para EaD.

 

4. Público-alvo

Assessores de comunicação e demais colaboradores de secretarias, diretorias e centros de educação a distância de Instituições Públicas de Ensino Superior do Brasil (IPES) do Brasil.

5. Realização e apoio

  • Secretaria de Educação a Distância - Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Associação Universidade em Rede - Unirede