Eventos Unirede, PromovEaD 2016

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USO DAS MÍDIAS DIGITAIS PARA DIVULGAÇÃO DE CURSOS PARA EDUCAÇÃO PERMANENTE NA ATENÇÃO PRIMÁRIA EM SAÚDE
Márcia dos Angeles Luna Leite, Rodrigo Silveira Pinto, Lediane Raquel Woiciechoski, Mára Lúcia Fernandes Carneiro, Mauro Silveira de Castro

Última alteração: 2016-06-15

Resumo


Em 2009, uma colaboração instituída entre a Universidade Federal do Rio Grande do Sul e o Ministério da Saúde deu origem a um curso para formação continuada de  farmacêuticos atuantes na Atenção Primária em Saúde (APS) do Sistema Único de Saúde (SUS). Entre 2010 e 2011, trezentos e três farmacêuticos participaram de três edições da primeira versão do curso e uma nova versão foi desenvolvida em 2013. Como estratégia de educação permanente, promovida pelo Programa Nacional de Qualificação da Assistência Farmacêutica no SUS (QUALIFAR-SUS), o curso, desenvolvido na modalidade a distância, contempla 350 horas de atividades realizadas em plataforma virtual de ensino-aprendizagem e em dois encontros presenciais obrigatórios. O objetivo deste relato de experiência é descrever a evolução da divulgação do curso em sua nova versão, a partir de 2013. Esta divulgação iniciou um mês antes das inscrições para a 1ª edição do curso, que ocorreram entre 13/12/2013 e 20/02/2014. Os recursos utilizados na divulgação das vagas foram: material impresso (folder) e email institucional enviados por correspondência para as Secretarias Municipais de Saúde; notícia no site institucional do QUALIFAR-SUS, compartilhada via páginas institucionais no Facebook. Neste período de dois meses, 201 farmacêuticos se inscreveram no curso.. Na 2ª edição, as inscrições ocorreram entre 07/05 e 01/06/2014. Os recursos utilizados na divulgação foram idênticos à primeira edição, sendo dada maior ênfase no compartilhamento de informações via páginas institucionais no Facebook. No período de um mês, o mesmo quantitativo de inscritos da 1ª edição foi obtido.  Na 3ª edição, as inscrições ocorreram entre 13/04 e 21/05/2015, sendo os encontros presenciais realizados em Salvador/BA. Os recursos utilizados na divulgação foram: site institucional do curso e vídeo institucional compartilhado via páginas institucionais no Facebook. Além desses, uma mensagem via ambiente virtual do curso foi enviada para os alunos das edições anteriores, solicitando a difusão do convite a outros farmacêuticos da APS. No período de cerca de um mês, 249 farmacêuticos se inscreveram no curso. Na 4ª edição as inscrições ocorreram entre 15 de outubro e 13 de dezembro de 2015. Os recursos utilizados na divulgação foram os mesmos da 3ª edição, sendo acrescido o compartilhamento de vídeo e folder via WhatsApp em grupos com a participação de egressos do curso. Nesta edição observou-se uma maior difusão da informação, tendo visto que, no período de dois meses, 469 farmacêuticos se inscreveram no curso. Em virtude do sucesso na divulgação via mídias digitais, não foi utilizado material impresso para divulgação nas duas últimas edições e recursos materiais foram poupados. A difusão da informação nas redes sociais, que parecem conferir maior autonomia e alcance de usuários, se apresentaram mais efetivas na divulgação do curso. Desta forma foi possível contornar barreiras de comunicação que se apresentam dentro das instituições e atingir maior número de profissionais interessados na qualificação profissional.


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