Eventos Unirede, PromovEaD 2016

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Estratégias de Comunicação do Polo da Universidade Aberta em Novo Hamburgo
Monica Pagel Eidelwein, Marissol Carem da Silva Cypriano

Última alteração: 2016-06-19

Resumo


Os profissionais que atuam no Polo da Universidade Aberta em Novo Hamburgo entendem que esse espaço, em conjunto com as Instituições Públicas de Ensino Superior que ofertam cursos nesse local e com a Prefeitura Municipal, que é sua Mantenedora, têm um grande compromisso com a democratização do Ensino Superior e com a formação dos sujeitos da comunidade local e regional. Para atingir esse público procuram utilizar diferentes estratégias de comunicação, que disseminem informações referentes a oferta de cursos, atividades desenvolvidas, recursos educacionais produzidos, valorizando os diferentes segmentos. O objetivo desse trabalho é mostrar a experiência desenvolvida no Polo em relação as estratégias de comunicação que valorizem as atividades realizadas no Polo, tanto aquelas de caráter formal, propostas pelos cursos UAB, como aquelas não formais,  que se constituem no dia a dia do Polo. Realizamos uma pesquisa sócio-antropológica, na qual procuramos saber como o Polo é visto pela comunidade acadêmica, através de um formulário virtual e como é visto pela comunidade local, através de entrevistas presenciais. Os resultados foram tabulados e discutidos em reunião com toda a equipe. Eles deram indicativos de ações para a melhoria de estratégias de comunicação utilizadas pelo Polo. Constatou-se que era necessário a implementação de ações para a ampliação da divulgação na comunidade local, pois, algumas pessoas não conheciam o trabalho desenvolvido no Polo. Por outro lado, a comunidade acadêmica, formada por alunos e tutores que já freqüentavam o Polo fizeram uma avaliação positiva, considerando tanto o espaço físico, como a infra-estrutura tecnológica e principalmente o atendimento, como aspectos significativos para a permanência nos cursos UAB. Além das estratégias de comunicação já utilizadas, como: divulgação no site do Polo, contatos via telefone, exposição de materiais nos murais, contato direto com pessoas interessadas nos cursos, redes sociais, encaminhamento de notícias à imprensa local e no site institucional via Mantenedora do Polo e informativo da biblioteca do Polo, decidiu-se, após a pesquisa socioantropológica criar um folder informativo e realizar divulgação no site do Polo de entrevistas com alunos, tutores e representantes da comunidade, ampliando o diálogo com diferentes sujeitos.  Utilizamos como referência para esse trabalho autores como Gohn (2006), Garcia (2009), kotler (1994), Arantes (2011)  entre outros.


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