Eventos Unirede, PromovEaD 2016

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Perfil das ações de comunicação nos núcleos de EaD nas instituições públicas brasileiras
Wagner Corradi, Desireé Antônio, Maria das Graças Moreira, Cristina Gonçalves Ferreira de Souza Dutra, Ana Carolina Correia Almeida, João Paulo Alves

Última alteração: 2016-06-17

Resumo


O presente trabalho visa a apresentar e analisar um perfil dos setores de comunicação nos núcleos de EaD nas instituições públicas de ensino superior composto a partir de pesquisa quantitativa junto a essas instituições.

Adotou-se como premissa que ações de comunicação organizadas e orientadas a resultados representam o aumento da projeção da modalidade e contribuem para a sua institucionalização.

Nesse sentido, o Centro de Apoio à Educação a Distância da Universidade Federal de Minas Gerais (Caed/UFMG) convidou 67 entidades públicas de ensino superior que oferecem cursos a distância para participar de uma pesquisa sobre o tema.

Referencial teórico

O trabalho parte do pressuposto de que ações de comunicação eficazes podem colaborar com a institucionalização da modalidade e com a redução dos preconceitos, ainda fortes, em relação à modalidade.

No caso das instituições públicas de ensino superior, o conceito de comunicação pública proposto por DUARTE (2010) oferece enorme contribuição para pensar as ações que podem ser desenvolvidas por essas entidades.

Na lição de COSTA (2011), “a chamada comunicação pública é um conceito surgido da necessidade contemporânea de dar satisfações a sociedade a respeito de temas cujo interesse abrange a coletividade”.

A EaD ofertada por instituições públicas é, sem dúvidas, um tema que interessa à população – ou deveria interessá-la --, dado se tratar de algo custeado por toda a sociedade e por estar diretamente envolvido na formação de profissionais de diversas categoriais.

A tipologia das variações de comunicação pública desenvolvida por BRANDÃO (2009) e sua identificação com funções específicas, em particular com a comunicação pública como comunicação organizacional, é outro dos referenciais adotados. Conforme explica COSTA (2009), ao se conceber a comunicação pública como organizacional, compreende-se as organizações como “grupos com necessidade de estabelecer relacionamentos com seus públicos e, consequentemente, com o objetivo de criar uma imagem, uma identidade” (2009, p.17)

 

Metodologia

Os dados apresentados foram coletados por meio de pesquisa quantitativa, combinando perguntas abertas e fechadas.

O formulário da pesquisa, confeccionado no Google Docs e enviado por e-mail aos convidados, incluiu 10 perguntas, a partir das quais se buscou obter informações gerais sobre o perfil desses setores.

Os participantes puderam enviar suas respostas entre 29 de março e 10 de abril. No entanto, dada ao baixo número de retornos durante o período, foi enviada uma nova mensagem, lembrando os entrevistados em potencial que o formulário permanecia em aberto.

Resultados

A fim de que os resultados obtidos sejam mais representativos do universo analisado, o formulário continuará a receber respostas até a primeira semana de junho deste ano, tempo hábil para a entrega do artigo.

Os dados preliminares indicam que ainda é expressivo o número de instituições que não possuem setores de comunicação ou profissionais especializados para desenvolver esse tipo de trabalho e que buscam soluções alternativas para lidar com essa falta.

Conclusões

As conclusões parciais são de que as instituições têm consciência da importância de ações de comunicação bem planejadas, no entanto muitas delas não têm condições, por várias razões de ordem prática, de contar com o serviço de forma adequada.

 


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