Eventos Unirede, PromovEaD 2016

Tamanho da fonte: 
CIAR Notícias: Informativo digital como ponte entre comunidade e universidade
Raniê Solarevisky de Jesus, Victor Hugo Godoi, Janinne Barcelos de Morais

Última alteração: 2016-06-17

Resumo


O trabalho consiste num relato visual (sob a forma de pôster digital) e sistemático (sob a forma de artigo) das fases de planejamento, produção, distribuição e feedback do informativo digital CIAR Notícias. O produto é uma publicação semestral que conta, no seu formato atual, com reportagens, notícias, e peças de opinião (artigos de terceiros ou entrevistas) sobre temas e trabalhos ligados à EaD na UFG. O informativo foi concebido como uma maneira de desenvolver com mais profundidade alguns desses temas, aproximar o CIAR das equipes dos Polos e dos Cursos UAB e, além disso, dar visibilidade às atividades desses atores, criando uma ponte com a comunidade em geral e também com a comunidade acadêmica da UFG. O informativo está disponível na web, através do link http://ciarnoticias.ciar.ufg.br/3edicao/index.html, e levando em conta o uso disseminado das mídias móveis em nossos dias relatado por autores como André Lemos, a equipe decidiu implementar a função de responsividade, otimizando a visualização do conteúdo em qualquer plataforma computacional atual. Ao longo das três edições produzidas, é possível perceber uma nítida evolução no projeto de interface e nos recursos gráficos. Essas mudanças foram causadas pela especialização e aprimoramento da equipe, o recolhimento de opiniões, análises dos dados de acesso e o desejo de oferecer algo mais intuitivo e informativo a cada edição. Ao fim de três edições, a publicação mostrou-se capaz de movimentar discussões sobre a EaD, conferir visibilidade aos projetos apresentados, gerar publicidade e boa recepção para o trabalho do CIAR e contribuir para o desenvolvimento de novas habilidades técnicas e gerenciais para a equipe responsável pelo produto. Esse trabalho também abordará a decisão pelo formato e estratégia de distribuição do material, pois, na atualidade, qualquer tipo de informação pode se desdobrar e se espalhar através de vários canais digitais, desde redes sociais à serviços de busca como o Google, portanto, foi necessário traçar uma estratégia. O material tem parte de seu conteúdo incorporado periodicamente ao site do CIAR. Os canais de comunicação do órgão em mídias sociais como o Facebook completam o círculo de comunicação integrada, ao permitir mais alcance de público para o material e, ao mesmo tempo, servirem para captação de pautas com conteúdo relevante para os públicos internos e externos à universidade.

É necessário inscrever-se na conferência para visualizar os documentos.