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Projeto de divulgação institucional da Secretaria de Educação a Distância da UFRGS
Cássia Laci de Campos Maister, Lisandra Castilhos, Ana Cristina Cypriano Pereira

Última alteração: 2016-06-15

Resumo


Autora: Cássia Maister [1]

Coautora: Lisandra Castilhos [2]

Ana Cristina Cypriano Pereira [3]

RESUMO

 

A proposta de divulgação da Secretaria de Educação a Distância (SEAD) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) através da produção de notícias veiculadas no site tem como objetivo apresentar o trabalho desenvolvido pela Secretaria, de modo a dar visibilidade à comunidade acadêmica e às pessoas que são ligadas à universidade, bem como ao público interessado na educação à distância, entre outros. Através do conteúdo online atualizado é possível expandir seu público, possibilitando, assim, que a SEAD seja reconhecida por suas responsabilidades e seus feitos.

A comunicação externa organizacional é uma ferramenta que permite às organizações dialogar, informar e interagir com o público que é fundamental na construção da sua imagem.

De acordo com Kunsch (2003), fazer a mediação entre a organização e seus públicos, é o papel essencial dos profissionais de Relações Públicas, que não podem prescindir do uso de todos os meios possíveis. Na visão da autora, “a comunicação institucional está intrinsecamente ligada aos aspectos corporativos institucionais que explicitam o lado público das organizações, constrói uma personalidade creditiva organizacional [...]”.(KUNSCH, 2003, p. 164).

Dentro de assessoramento para o planejamento que ações de comunicação interna e externa, percebeu-se a necessidade de esclarecer aos públicos as atividades exercidas pela Secretaria. Para isso, busca-se oferecer informações institucionais através de notícias curtas e objetivas àqueles que acessam sua página.

O público de interesse é formado por pessoas vinculadas à Universidade como alunos, professores e servidores.

O procedimento se dá através coleta de informações e acompanhamento de acontecimentos no ambiente relacionado à SEAD e a partir disso são redigidas as notícias.

Quanto à frequência, as notícias são elaboradas de acordo a necessidade da Secretaria, bem como a ocorrência de eventos e ações importantes a serem veiculadas. São publicadas em média quatro notícias por mês.

Para reforçar as ações e pensando em atingir um maior público, está em período de implantação a página do Facebook, que tem como objetivo replicar as notícias do site. Além disso, foi estabelecida uma parceria com o setor de imprensa da Universidade, que possibilita a veiculação das notícias no site oficial da UFRGS.

Observou-se como resultado já na etapa inicial, maior interesse do público interno sobre os assuntos publicados tanto no site da SEAD como no da UFRGS, bem como no fornecimento de informações referentes aos seus setores, para a produção de conteúdo para as notícias.

Consideramos a importância do papel do público interno no processo de comunicação da organização, pois quando atingido serve como ponto de contato para a transmissão de informações com credibilidade, podendo esse “boca-a-boca” ganhar representações significativas. Logo, entendemos como resultado positivo esse feedback dos servidores, já nesta primeira etapa, pois o envolvimento do público interno representa um fator significativo para se obter um efeito mais eficaz na comunicação institucional, contribuindo para o sucesso das ações como um todo.

Referências

KUNSCH, Margarida M. Krohling. Planejamento de relações públicas na comunicação integrada. 4. ed. São Paulo: Summus, 2003


[1] Acadêmica do 6º semestre de Relações Públicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. E-mail: cássia.maister@ufrgs.br

[2] Acadêmica do 4º semestre de Relações Públicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. E-mail: lisandra.castilhos@ufrgs.br

3 Professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. E-mail:ana.cypriano@ufrgs.br.


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