Eventos Unirede, PromovEaD 2016

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Campanha virtual de mobilização nacional em prol da UAB
Júlio César Stanczyk Beatriz, Luiz Carlos Knüppel Jr.

Última alteração: 2016-06-22

Resumo


Com o agravamento da crise político-econômica brasileira no ano de 2015, o setor educacional passou também a sofrer com a possibilidade de cortes orçamentais. Nesse sentido, o sistema UAB (Universidade Aberta do Brasil), que é o maior propulsor da EaD no Brasil, passou a se tornar um alvo do contingenciamento pelo qual todo o Ministério da Educação passou.

Sabedores que um corte orçamental no sistema UAB poderia ser extremamente prejudicial para a evolução da EaD no Brasil, os coordenadores nacionais da UAB decidiram se manifestar sobre o tema. Para isso uma campanha nacional foi criada em prol da manutenção do sistema e da conscientização sobre a importância da EaD no país.

A campanha “Todos pela UAB” então foi iniciada no dia 24 de agosto de 2015 e prosseguiu por cerca de 60 dias. Lançada por meio dos sites dos núcleos de educação a distância das universidades, a maior parte das mobilizações aconteceu no ambiente virtual - embora não exclusivamente -, em redes sociais e sites ligados as universidades públicas.

O caráter “virtual” da campanha se mostrou necessário, já que a maior parte do processo educacional da EaD ocorre em ambientes virtuais e é nesses ambientes que está inserido o público alvo da campanha (alunos da UAB e/ou interessados que possam ser prejudicados por tais medidas de austeridade)

O atual processo de introdução dos meios digitais no cotidiano apontou que a digitalização tem modificado consideravelmente a percepção e o comportamento dos indivíduos e torna-se um importante fenômeno para o período em que vivemos. Ainda assim, as mídias digitais, apesar de tomarem cada vez mais espaço nos diversos âmbitos sociais, não são determinantes para extinguir as mídias tradicionais, que possuem importante papel na sociedade. (Barichello; Oliveira, 2010)

Obviamente a campanha também ultrapassou o limite virtual e deixou de ser somente compartilhada nos sites das instituições e redes sociais. Veículos de mídia impressa e audiovisual também passaram a realizar matérias jornalísticas sobre o tema.

Toda esta campanha foi realizada com uma característica bastante peculiar, já que todo o manifesto foi pensado e criado pelos setores e assessorias de comunicação das universidades e núcleos de educação a distância. Ou seja, houve uma descentralização no processo de organização e execução da campanha, onde diferentes universidades de diferentes estados participaram efetivamente do manifesto.

Vale ressaltar que devido a condição geográfica que separa as universidades em centenas ou milhares de quilômetros, tal processo só foi possível devido a proximidade e a capacidade de compartilhamento que o mundo cibernético possibilita, ressaltando assim novamente a importância do virtual.

Como resultado da campanha em si obtivemos: a inserção de várias matérias em diversos veículos de comunicação como rádios, TV, revistas e jornais (como pode ser comprovado através de clipping); o engajamento da comunidade acadêmica  e de apoiadores da EaD na assinatura de uma petição pública virtual, que hoje conta com mais de 41 mil assinaturas; a visualização por mais de 7.500 pessoas de um vídeo sobre a campanha no Youtube; a adesão de prefeitos, vereadores e de instituições na campanha.

Bibliografia

BARICHELLO, Eugenia Maria Mariano da Rocha; OLIVEIRA, Cristiane Cleveston de. O Marketing viral como estratégia publicitária nas novas ambiências midiáticas. Em Questão, Porto Alegre, v. 16, n. 1, p. 29 - 44, jan./jun. 2010. Disponível em: http://seer.ufrgs.br/EmQuestao/article/download/12939/8743

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