Eventos Unirede, PromovEaD 2016

Tamanho da fonte: 
As diferentes estratégias de comunicação voltadas para EaD na Diretoria de Educação Aberta e a Distância da UFVJM
Everton Luiz de Paula, Flávia César Moreira Santos Gonçalves, Raquel Pereira Arruda Matos, Riann Martinelli Batista, Ricardo Oliveira Brasil Costa

Última alteração: 2016-06-15

Resumo


Analisando a atual configuração é inevitável não questionar sobre as relações e influências das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDICs) na educação e no trabalho docente. A apropriação pelos estudantes de dispositivos como Tablets, smartphones bem como de diferentes recursos e aplicativos das TDICs vem determinando a reconfiguração no ambiente educacional. Nesse sentido, a educação a distância (EaD) se destaca, não só como uma forma de democratização de acesso ao saber, mas também como modalidade que promove continuamente novas formas de aprendizagem. Na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), em Minas Gerais, a EaD foi implementada a partir de 2011, com a criação da Diretoria de Educação Aberta e a Distância (DEAD) que oferece cursos de graduação e especialização. No Brasil, é perceptível que a EaD é marginalizada em muitas instituições o que torna imprescindível o desenvolvimento de estratégias de comunicação voltadas para essa modalidade. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho é apresentar os diferentes meios e processos utilizados pela DEAD/UFVJM para divulgar suas ações, em especial, às relacionadas à EaD. A partir do I PromovEaD, realizado na Universidade Federal de Minas Gerais, foram organizadas quatro ações: as duas primeiras contaram com a colaboração da diretoria de comunicação da UFVJM, sendo a primeira a gravação de spots que seriam enviados para as rádios localizadas nos polos de apoio presencial que a UFVJM oferta cursos e a segunda a criação de um programa na Rádio Universitária denominado "Ciência do Cotidiano". Trata-se de um programa que divulga informações relacionadas às diferentes áreas dos cursos de licenciaturas ofertados pela DEAD. A terceira ação foi a reformulação do layout do site da DEAD, enquanto a última foi a revitalização da página do Facebook, objetivando estabelecer um novo canal de comunicação com os estudantes e demais usuários da EaD na UFVJM. Dessas quatro ações, apenas o programa de Rádio está em fase de finalização, enquanto as demais foram concluídas. O site com um novo layout foi disponibilizado recentemente, recebendo uma avaliação positiva dos usuários que destacaram a melhor organização dos conteúdos. Os spots estão sendo veiculados pelas rádios locais nos polos de apoio presencial, tendo grande adesão por parte das parceiras. Por meio dessas atividades a DEAD/UFVJM tem proporcionado maior visibilidade às suas ações e pretende, por meio de diferentes mecanismos, avaliar o impacto dessas estratégias de comunicação, além de planejar outras objetivando maior divulgação da educação a distância pública no Brasil.

É necessário inscrever-se na conferência para visualizar os documentos.