Eventos Unirede, PromovEaD 2016

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Monitoramento de conteúdos em sites de secretarias de Educação à Distância
Lisandra Castilhos, Gabriela Rickrot, Mônica Pieniz

Última alteração: 2016-06-15

Resumo


O objetivo desta atividade foi monitorar os conteúdos postados como notícias nos sites de secretarias de Educação a Distância (EaD) para fins de levantamento e categorização dos assuntos destacados nestes espaços. Esta atividade foi parte do processo de planejamento da comunicação integrada (KUNSCH, 2003) - com ênfase na esfera da “organização comunicada” (BALDISSERA, 2009), proposto pelo Programa de Comunicação e Atendimento ao Cidadão (PROCAC) para a Secretaria de Educação à Distância (SEAD – UFRGS), via projeto de extensão.

Com inspiração na técnica de análise de conteúdo (BARDIN,2011), foram analisadas notícias de cinco sites de secretarias de educação a distância[1], com o intuito de expandir conhecimentos acerca do seu desenvolvimento comunicacional, bem como, estabelecer novas ações e proporcionar melhorias na produção de conteúdo para a SEAD - UFRGS. O acompanhamento dos sites foi realizado com observação no conteúdo das notícias entre os meses de outubro, novembro e dezembro de 2015.

Os resultados apontam conteúdos relacionados a atividades realizadas nas secretarias, divulgação de formações para EaD, eventos, processos seletivos, divulgação de cursos on-line e informações sobre ensino. A partir do relatório deste monitoramento foi proposta uma nova gestão de conteúdo tanto para manutenção do site, como para a criação de uma página institucional no Facebook, com base em assuntos de interesse para os diferentes públicos ligados à SEAD – UFRGS. Tal proposta leva em conta um ‘mix editorial’ que contemple a divulgação de assuntos relacionados a ações internas e externas da SEAD – UFRGS, como também assuntos relacionados ao universo de interesse da EaD.

Palavras-chave: Monitoramento de conteúdos; Sites institucionais; Educação a distância.

Referências:

BALDISSERA, Rudimar. Comunicação Oganizacional na pespectiva da complexidade. In: ORGANICOM: Revista Brasileira de Comunicação organizacional e relações públicas. Ano 6, nº.10/11. São Paulo: Gestcorp – ECA – USP, 2009. p.115-120.

 

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa : Edições 70, 2011.

 

KUNSCH, M. M. K. Planejamento de Relações Públicas na Comunicação Integrada. São Paulo: Summus, 2003.


[1] Secretaria de Educação a Distância – FURG; Centro de Educação a Distância – UFU; Secretaria de Educação a Distância – UNIVASF; Diretoria de Ensino de Graduação a Distância (DEGD) - UnB; Secretaria de Educação a Distância – UNIFESP


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