Eventos Unirede, PromovEaD 2016

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Instituições de ensino superior públicas brasileiras que ofertam curso de graduação em ciências biológicas a distância: uma contribuição do sistema e-MEC
Tallyrand Moreira Jorcelino, Uziel da Silva Alves

Última alteração: 2016-06-22

Resumo


É notável o quantitativo de instituições de ensino superior – IES públicas que têm aderido a oferta de curso de graduação na modalidade educação a distância – EaD no Brasil. Jorcelino et al. (2012) realizaram uma avaliação externa de web sites das IES públicas que ofertam curso de licenciatura em ciências biológicas na modalidade EaD, obtendo um panorama sobre a acessibilidade de informações referentes à divulgação de dados e conteúdos sobre os cursos. Existia 33 IES que ofertavam curso nessa modalidade. Dessas, 16 eram Universidades Federais, 14 eram Universidades Estaduais, e 3 eram Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia – IF’s. Os autores perceberam que 66,5% dos IF’s, 50% das Universidade Estaduais, e 37,5% das Universidades Federais brasileiras possuíam em web sites, portais institucionais, a promoção da usabilidade de conteúdos sobre o curso na modalidade EaD. Como subsídio para obter esse resultado, recorreram às informações disponibilizadas no sistema de consulta de instituições credenciadas para EaD e polos de apoio presencial da CAPES, inativo nos dias atuais. No decorrer desses quatro anos, o MEC lançou o sistema e-MEC – base de dados oficial e única de informações relativas às IES e cursos de graduação do sistema federal de ensino – disponibilizando informações da situação da IES – em atividade, em extinção, extinto, sub-judice. Em pesquisa recente, 51 IES públicas ofertam cursos de licenciatura na área de ciências biológicas a distância. A atual pesquisa propõe revisitar portais da internet dessas instituições educacionais, com o objetivo de mostrar o resultado da avaliação externa de web sites das IES que ofertam curso de licenciatura, prioritariamente, pelo sistema Universidade Aberta do Brasil, visando obter um panorama contemporâneo sobre a acessibilidade de informações, pelo público-meta, referentes à comunicação visual, divulgação de dados e conteúdos sobre o curso. Para Picanço (2010), a implantação de uma linguagem clara em web sites governamentais pode beneficiar a grande diversidade de sua audiência, contribuindo assim para maior responsabilidade social das instituições de governo. A metodologia proposta é orientada pela pesquisa bibliográfica-webgráfica, exploratória e descritiva por meio de estudo e avaliação qualitativa, quantitativa e interpretativa, por meio da observação e percepção visual de web sites de IES cadastradas no sistema e-MEC, com enfoque na divulgação de dados e conteúdos sobre o curso de EaD. Acreditam-se que a EaD com o uso da internet pode colaborar para a educação continuada e permanente, pois em um país com carências educacionais tão grandes, o acesso facilitado da EaD pode eliminar barreiras geográficas e, gradualmente, promover educação com qualidade. Por meio da identificação de resultados, as experiências exitosas podem ser valorizadas e replicadas, servindo como modelos de disponibilização de conteúdos em web sites, e aprimorando a acessibilidade de informações pelos cidadãos, o que contribui para minimizar a deficiência de professores de ciências e biologia no Brasil, além de indicar a situação das instituições de ensino superior públicas brasileiras que estão adotando e aderindo metodologias de EaD.

 

Palavras-chave: biologia, ciências, divulgação científica, formação de professor

 


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