Eventos Unirede, PromovEaD 2016

Tamanho da fonte: 
Incentivo à participação em eventos científicos e atividades culturais como estratégias de interação e integração dos discentes da educação a distância
Tallyrand Moreira Jorcelino, Uziel da Silva Alves

Última alteração: 2016-06-15

Resumo


É relevante mostrar a importância que as tecnologias da informação e comunicação tem para o ensino-aprendizagem das Ciências Biológicas, na busca pela permanência da gestão e qualidade do curso, e do contínuo apoio institucional a discentes como estímulo à conquista de novos caminhos, sonhos, planos e horizontes, onde a graduação se traduza em degraus de ascensão em sua vida e carreira profissional. As instituições federais e estaduais de ensino superior, por meio da adesão e oferta de cursos pelo sistema Universidade Aberta do Brasil, comprometem-se a tratar com isonomia seus discentes, seja da modalidade de ensino presencial ou a distância, conforme previsto em legislações vigentes, e no documento intitulado referenciais de qualidade para Educação a Distância – EaD elaborado pelo Ministério da Educação. Em relatório de gestão TCU/CGU, a Universidade de Brasília – UnB ressalta que na instituição as normas acadêmicas para o ensino a distância são as mesmas da educação presencial. Para o Instituto de Ciências Biológicas da UnB, o fluxograma atual do curso de licenciatura em Ciências Biológicas a distância é igual ao do curso presencial, o que requer dos discentes a distância o mesmo grau de responsabilidade e comprometimento exigido no presencial (UnB, 2015). O objetivo deste relato de experiência é apresentar o incentivo e apoio da UnB por meio de estratégias de comunicação do Decanato de Ensino de Graduação – DEG às iniciativas de participação em eventos propostas pelos discentes do curso de licenciatura em Ciências Biológicas a distância no período entre 2009 e 2014. Lacerda et al. (2008) afirmam que apesar de representarem uma rica fonte de absorção e disseminação de informação, o assunto eventos científicos é um campo ainda pouco explorado em estudos publicados, e que esses tipos de eventos podem contribuir no desenvolvimento da formação acadêmica de discentes. Alves e Jorcelino (2014) abordam que por meio de orientação acadêmica e relacionamento institucional é possível a participação de discente em eventos acadêmicos-científicos e atividades culturais, visando sair melhor preparado para o mercado de trabalho, obter sucesso e ser bem-sucedido em sua atuação profissional. A metodologia utilizada no relato de experiência é o resgate de informações de eventos que participaram enquanto discentes, visando sistematização, análise e publicização. Como resultados, tem-se a participação em representação de turma, em monitoria, na organização de trote solidário, em eventos científicos na área de EaD recebendo auxílio financeiro do DEG-UnB. Por meio de artigos científicos aceitos para apresentação nas modalidades de comunicação oral e pôster, os discentes puderam visitar localidades nacionais: Salvador/BA, Morrinhos/GO, Goiânia/GO, Belo Horizonte/MG, Niterói/RJ, Pipa/RN, Rio Grande/RS, Itapetininga/SP, Ribeirão Preto/SP; e internacional: Madri/Espanha. Isso reflete o empenho e o compromisso que os discentes dedicaram no desenvolvimento e envolvimento junto a pesquisas e levantamentos bibliográficos e webgráficos relacionados à EaD. A participação em eventos científicos e culturais contribuiu para uma qualificação acadêmica dos discentes em âmbito nacional e internacional, fruto de seus interesses e esforços, resultando em grande proveito a muitas outras realizações, na caminhada de sua formação acadêmica, enriquecendo ainda mais suas expectativas pessoal, acadêmica, profissional.

 

Palavras-chave: atividade complementar, divulgação científica, fomento à pesquisa


É necessário inscrever-se na conferência para visualizar os documentos.