Eventos Unirede, PromovEaD 2016

Tamanho da fonte: 
Projetos de Responsabilidade Socioambiental na Secretaria de Educação a Distância da UFRGS
Gabriela Rickrot, Karla Müller, Lisandra Castilhos, Ana Cypriano

Última alteração: 2016-06-15

Resumo


Assessorando os processos comunicacionais da Secretaria de Educação a Distância (SEAD) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) no ano de 2015, foi possível constatar a importância da implementação de projetos de cunho social de modo planejado e coordenado, como compete aos profissionais de Relações Públicas. A ideia de responsabilidade socioambiental toma forma dentro das organizações na década de 90, na medida em que a sociedade passa a exigir que as organizações sejam socialmente responsáveis e prestem contas de suas ações (BALDISSERA, 2011)[1]. Tendo em vista a relevância de tais práticas no âmbito organizacional, foi traçado o Plano de Ação (KUNSCH, 2003)[2] embasado nas características apresentadas pela SEAD, como cultura organizacional, horários e demais particularidades observadas.

O primeiro projeto relacionado ao tema, denominado ‘’Dia das Crianças SEAD’’, consistia na arrecadação de brinquedos, roupas e livros infantis e destinava os donativos arrecadados a uma ONG voltada para apoiar crianças. A campanha foi realizada internamente e os colaboradores informados por e-mail. Estes colocaram doações em caixas devidamente identificadas e dispostas em todos os setores. Para reforçar a atividade, a arte-convite foi enviada por e-mail aos colaboradores e fixada nos murais internos da Secretaria.

A partir dos resultados obtidos com a primeira experiência, foi elaborado o segundo projeto com o propósito de estabelecer uma rotina de responsabilidade social na Secretaria e conscientizar os colaboradores acerca desta prática. O ‘’Natal Solidário SEAD’’ teve proposta semelhante a da ação anterior, porém, foi aprimorado em termos de organização e engajamento. Consistiu na escolha de um ‘’afilhado’’ por parte de cada colaborador, a fim de presentear a criança com um brinquedo no período próximo ao Natal. Foi confeccionada uma árvore de Natal na qual os nomes das crianças, com suas respectivas idades, foram colados em forma de enfeite, sendo retirado pelos colaboradores conforme ocorria a escolha da criança a ser presenteada. A árvore passou pelos setores da Secretaria e as doações foram recebidas em sua totalidade, contabilizando 39 pacotes. Foi disponibilizado feedback acerca das ações e enviados agradecimentos aos colaboradores que participaram, de modo a valorizar o acontecimento.

Complementando as propostas descritas acima, também foram colocadas informações nos quadros murais internos da SEAD estimulando o consumo de energia, água e material de expediente de modo consciente. Ao lerem os textos, os colaboradores passaram a absorver a ideia e desenvolver novos hábitos e atitudes não só no ambiente de trabalho, conforme comentavam, mas em outros lugares também. Isto pode ser verificado através do envolvimento do grupo nas ações propostas, nas contribuições oferecidas e em ações como a intensificação do uso de canecas pessoais em substituição a copos descartáveis.

Ao promover ações de responsabilidade socioambiental, a Secretaria estabelece um comportamento ético, proporcionando o engajamento de seus funcionários, valorizando a comunidade externa e oferecendo aos seus colaboradores, através de práticas de cunho social, a oportunidade de novas perspectivas no âmbito organizacional. Promovendo ações coletivas, a SEAD estimula a integração do grupo para que todos se sintam parte da equipe e reconheçam a força que têm coletivamente.

Palavras-chave: Procac-SEAD/UFRGS; responsabilidade socioambiental; comunicação interna.


[1] BALDISSERA, Rudimar. Da responsabilidade social à sustentabilidade: comunicação, cultura e imaginários. In: FARIAS, Luiz Alberto de (org.) Relações Públicas Estratégicas: técnicas, conceitos e instrumentos. São Paulo: Summus, 2011.

[2] KUNSCH, Margariada M. K. Planejamento de Relações Públicas na Comunicação Integrada. São Paulo: Summus, 2003.

 


É necessário inscrever-se na conferência para visualizar os documentos.