Última alteração: 2016-06-15
Resumo
Este trabalho apresenta ações e estratégias que integram o projeto de comunicação institucional do NTE da UFSM, focado no papel da comunicação no contexto de educação a distância. O NTE tem como função executar políticas educacionais mediadas por tecnologias em cursos de graduação, pós-graduação, profissionalizantes e de extensão, atuando como um agente de inovação nos processos de ensino-aprendizagem. Suas finalidades estão relacionadas à democratização do conhecimento científico, à emancipação coletiva através de oportunidades de acesso à educação e à implementação de cursos e projetos de educação mediados por tecnologias. Com o intuito de cumprir essas finalidades, desde o início de 2016, houve uma reformulação no projeto de comunicação institucional do NTE, valorizando a importância da comunicação e do contato com o público no âmbito da EaD. Uma série de ações foram planejadas para ajudar no desempenho dos estudantes, tutores, professores e coordenadores, aperfeiçoando sua experiência. Dentre as novidades estão a renovação do material didático; a concepção e estruturação de um novo site, com recursos mais modernos e interativos; a criação de um canal de videoaulas; e a reformulação da plataforma Moodle. Por último, dentre as ações planejadas e em desenvolvimento, constituindo o foco deste trabalho, também está a atualização, gerenciamento e alimentação das mídias sociais, particularmente, da página do NTE UFSM no Facebook. Essa ação surge a partir da necessidade de maior divulgação dos projetos e oportunidades oferecidas. Dessa forma, constitui-se como uma estratégia para uma maior aproximação com o público-alvo e de ampliação da abrangência do órgão institucional. Com esse intuito, foram feitas postagens na rede social, com material fotográfico e ilustrativo criado especialmente para as ações. Além do compartilhamento mais frequente de notícias e reportagens relacionadas à área da educação e à EaD, produziu-se: postagens sobre a volta às aulas – com ilustrações exclusivas; postagens sobre as novidades que estão sendo desenvolvidas para melhorar a experiência EaD da UFSM; cobertura – com fotos e textos – das reuniões/ações, de forma a promover uma maior aproximação com o público e divulgação dos projetos e rotina de trabalho; campanha pelo Dia Internacional da Mulher, com o título “Educar para empoderar” - com ilustrações e conteúdo textual próprios; conteúdo voltado especificamente para tutores, explicando os procedimentos para inscrição em bolsas de tutoria de cursos a distância; conteúdo direcionado aos professores da UFSM, informando sobre o auxílio que a Equipe Multidisciplinar do NTE pode oferecer para a produção de material didático, através de cartilhas, apostilas, videoaulas e campanhas. Para o desenvolvimento das ações e da pesquisa que constituem este trabalho, partimos da necessidade de fortalecer a comunicação pública na área de EaD, planejando, desenvolvendo e implementando comunicação interna e externa. O estudo contou com o aporte teórico e com conceitos de comunicação organizacional/institucional de Kunsch (2003), Torres (2009) e Torquato (2010). Neste artigo, a fim de gerar reflexões a respeito da comunicação voltada para EaD, apresentamos alguns produtos comunicacionais desenvolvidos e divulgados em mídias sociais gerenciadas pelo NTE, com o objetivo de aproximar, informar, educar e incentivar o envolvimento participativo e dialógico do público.