Eventos Unirede, PromovEaD 2016

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Comunicação institucional para EaD em mídias sociais: ações e estratégias do Núcleo de Tecnologia Educacional da UFSM
Anaqueli Rubin, Paulo Roberto Colusso, Camila Marchesan Cargnelutti, Ana Letícia Oliveira do Amaral, Carlo Pozzobon de Moraes, Matheus Tanuri Pascotini, Genaro Schneider Colusso, Antônio Carlos Missio Júnior, Ana Kátia Karkow, Magda Schmidt

Última alteração: 2016-06-15

Resumo


Este trabalho apresenta ações e estratégias que integram o projeto de comunicação institucional do NTE da UFSM, focado no papel da comunicação no contexto de educação a distância. O NTE tem como função executar políticas educacionais mediadas por tecnologias em cursos de graduação, pós-graduação, profissionalizantes e de extensão, atuando como um agente de inovação nos processos de ensino-aprendizagem. Suas finalidades estão relacionadas à democratização do conhecimento científico, à emancipação coletiva através de oportunidades de acesso à educação e à implementação de cursos e projetos de educação mediados por tecnologias. Com o intuito de cumprir essas finalidades, desde o início de 2016, houve uma reformulação no projeto de comunicação institucional do NTE, valorizando a importância da comunicação e do contato com o público no âmbito da EaD. Uma série de ações foram planejadas para ajudar no desempenho dos estudantes, tutores, professores e coordenadores, aperfeiçoando sua experiência. Dentre as novidades estão a renovação do material didático; a concepção e estruturação de um novo site, com recursos mais modernos e interativos; a criação de um canal de videoaulas; e a reformulação da plataforma Moodle. Por último, dentre as ações planejadas e em desenvolvimento, constituindo o foco deste trabalho, também está a atualização, gerenciamento e alimentação das mídias sociais, particularmente, da página do NTE UFSM no Facebook. Essa ação surge a partir da necessidade de maior divulgação dos projetos e oportunidades oferecidas. Dessa forma, constitui-se como uma estratégia para uma maior aproximação com o público-alvo e de ampliação da abrangência do órgão institucional. Com esse intuito, foram feitas postagens na rede social, com material fotográfico e ilustrativo criado especialmente para as ações. Além do compartilhamento mais frequente de notícias e reportagens relacionadas à área da educação e à EaD, produziu-se: postagens sobre a volta às aulas – com ilustrações exclusivas; postagens sobre as novidades que estão sendo desenvolvidas para melhorar a experiência EaD da UFSM; cobertura – com fotos e textos – das reuniões/ações, de forma a promover uma maior aproximação com o público e divulgação dos projetos e rotina de trabalho; campanha pelo Dia Internacional da Mulher, com o título “Educar para empoderar” - com ilustrações e conteúdo textual próprios; conteúdo voltado especificamente para tutores, explicando os procedimentos para inscrição em bolsas de tutoria de cursos a distância; conteúdo direcionado aos professores da UFSM, informando sobre o auxílio que a Equipe Multidisciplinar do NTE pode oferecer para a produção de material didático, através de cartilhas, apostilas, videoaulas e campanhas. Para o desenvolvimento das ações e da pesquisa que constituem este trabalho, partimos da necessidade de fortalecer a comunicação pública na área de EaD, planejando, desenvolvendo e implementando comunicação interna e externa. O estudo contou com o aporte teórico e com conceitos de comunicação organizacional/institucional de Kunsch (2003), Torres (2009) e Torquato (2010). Neste artigo, a fim de gerar reflexões a respeito da comunicação voltada para EaD, apresentamos alguns produtos comunicacionais desenvolvidos e divulgados em mídias sociais gerenciadas pelo NTE, com o objetivo de aproximar, informar, educar e incentivar o envolvimento participativo e dialógico do público.




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