ESTUDO COMPARATIVO DO DESENVOLVIMENTO DA ORALIDADE EM LÍNGUA INGLESA NAS MODALIDADES PRESENCIAL E A DISTÂNCIA

Autores

  • João Tobias Lima Sales Universidade Estadual do Ceará (UECE)

DOI:

https://doi.org/10.53628/emrede.v3i1.88

Palavras-chave:

Ensino. Idiomas. Distância. Oralidade. Desenvolvimento.

Resumo

Este estudo comparou a produção oral em inglês de alunos de dois cursos de Letras, um presencial e outro a distância. Os alunos realizaram tarefas orais por um período de quatro semestres. As produções foram analisadas de acordo com os parâmetros: fluência, acurácia e complexidade. Um modelo de ANOVA de medidas repetidas foi usado para analisar o resultado de cada parâmetro. Na interação das variáveis Grupo e Tempo, não houve diferença significativa no desenvolvimento oral dos grupos, em cada parâmetro pesquisado. Considerando Grupo e Tempo separadamente, não há diferença significativa entre os parâmetros lexicais de acurácia e complexidade. De uma maneira geral, a aprendizagem de língua estrangeira a distância pode demonstrar desenvolvimento oral equivalente à presencial.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

João Tobias Lima Sales, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Prof. Dr. Adjunto do Curso de Letras/Inglês da Universidade Estadual do Ceará.

Coordenador de Tutoria do Curso de Letras/Inglês a distância da Universidade Federal do Ceará.

Referências

EHSANI, Farzad e KNODT, Eva. Speech technology in computer-aided language learning: Strengths and limitations of a new CALL paradigm. Language Learning and Technology, [s.i.] v 2, n. 1, p.54-72, jul. 1998. Disponível em: <http://llt.msu.edu/vol2num1/article3/>. Acesso em: 25 maio 2011.

ELLIS, Nick C. Frequency effects in language processing: A review with implications for theories of implicit and explicit language acquisition. Studies in Second Language Acquisition, Cambridge, v 24, n.2, p.143-188, jun. 2002.

ELLIS, Nick C. e SCHMIDT, Richard. Morphology and longer distance dependencies. Studies in Second Language Acquisition, Cambridge, v 19, n.2, p.145-171, jun. 1997.

ELLIS, Rod. The study of second language acquisition. 5. ed. Hong Kong: Oxford University Press, 1994.

ELLIS, Rod e BARKHUIZEN, Gary. Analysing learner language. 6. ed. Oxford: Oxford University Press, 2005.

FOSTER, Pauline e SKEHAN, Peter. The influence of planning and task type on second language performance, Studies in Second Language Acquisition, Cambridge, v 18, n.3, p. 299-322, set. 1996.

FOSTER, Pauline e SKEHAN, Peter. The influence of source of planning and focus of planning on task-based performance, Language Teaching Research, [s.i.], v 3, n. 3, p. 215-247, jul. 1999.

FOSTER, Pauline et al. Measuring spoken language: a unit for all reasons, Applied Linguistics, Oxford, v 21, n. 3, p. 354-375, nov. 2000.

GASS, Susan M. e SELINKER, Larry. Second language acquisition: an introductory course. 2. ed. Mahwah: Lawrence Erlbaum Associates. 2001.

HATCH, Evelyn e FARHADY, Hossein. Research design and statistics for applied linguistics. 1. ed. Cambridge: Newbury House Publishers, 1982.

KÖTTER, Markus; SHIELD, Lesley; STEVENS, Anne. Real-time audio and e-mail for fluency: Promoting distance language learners’ aural and oral skills via the Internet. ReCALL, Cambridge, v 11, n. 2, p.55-60, set.1999.

LEVY, Mike e STOCKWELL, Glenn. CALL Dimensions: Options and issues in computer-assisted language learning. 1. ed. New Jersey: Lawrence Erlbaum Associates, 2006. 310p.

LONG, Michael H. The role of the linguistic environment in second language acquisition. In: RITCHIE, William C.; BHATIA, Tej K. Handbook of Second Language Acquisition. 1. ed. San Diego: Academic Press, 1996. 413-454p

MACLAUGHLIN, Barry. The monitor model: Some methodological considerations. Language Learning – A Journal of Research in Language Studies. Michigan, v 28, n. 2, p. 309-332, dez. 1978.

MACLAUGHLIN, Barry. Theories of second language learning. 7. ed. Londres: Edward Arnold, 1987.

MACLAUGHLIN, Barry. Restructuring, Applied Linguistics, Oxford, v 11, n. 2, p.114-128, out. 1990.

MACLAUGHLIN, Barry e HEREDIA, Roberto. Information-processing approaches to research on second language acquisition and use. In: RITCHIE, William C.; BHATIA, Tej K. Handbook of Second Language Acquisition. 1. ed. San Diego: Academic Press, 1996. 213-225p

PAYNE, J. Scott e WHITNEY, Paul J. Developing L2 oral proficiency through synchronous CMC: Output, working memory, and interlanguage development, CALICO Journal, [s.i.], v 20, n. 1, fev. 2002. Disponível em: <https://calico.org/html/article_327.pdf>. Acesso em: 04 maio 2011.

ROBINSON, Peter. Attention, memory, and “noticing” hypothesis, Language Learning. Michigan, v 45, n. 2, p.283-331, out.1995.

SKEHAN, Peter e FOSTER, Pauline. Task type and task processing conditions as influences on foreign language performance, Language Teaching Research, [s.i.] v 1, n. 3, p.185-211. nov.1997

TOEFL iBT TIPS. How to prepare for the TOEFL iBT. Priceton: ETS, v 1, n.1, 2008. Disponível em: . Acesso em: 15 jun. 2010.

VOLLE, Lisa M. Analyzing oral skills in voice e-mail and online interviews. Language Learning and Technology, [s.i.], v 9, n. 3, p.146-163, set. 2005. Disponível em: <http://llt.msu.edu/vol9num3/volle/>. Acesso em: 14 abril 2011.

WANG, Yuping. Supporting synchronous distance language learning with desktop videoconferencing. Language Learning and Technology, [s.i.], v 8, n. 3, p.90-121, set. 2004. Disponível em: <http://llt.msu.edu/vol8num3/wang/>. Acesso em: 19 maio 2011.

WANG, Yuping; SUN, Chengzheng. Internet-based real time language education: Towards a fourth generation distance education, CALICO Journal, [s.i.], v. 18, n. 3, p.539-561, out. 2001. Disponível em: <https://www.calico.org/html/article_456.pdf>. Acesso em: 20 fevereiro 2010.

WHITE, Cynthia. Distance learning of foreign languages, Language Teaching, Cambridge, v 39, n. 4, p.247-266, nov.2006. Disponível em: <http://language.massey.ac.nz/staff/cw.shtml>. Acesso em: 15 março 2008.

WHITE, Cynthia. Language learning in distance education. 1. e. New York: Cambridge University Press, 2003.

YANGUAS, Iñigo. Oral computer-mediated interaction between L2 learners: It’s about time!, Language Learning and Technology, [s.i.], v. 14, n. 3, p.72-93, out.2010. Disponível em: <http://llt.msu.edu/vol14num3/yanguas.pdf>. Acesso em: 20 outubro 2010.

Downloads

Publicado

2016-09-12

Como Citar

Sales, J. T. L. (2016). ESTUDO COMPARATIVO DO DESENVOLVIMENTO DA ORALIDADE EM LÍNGUA INGLESA NAS MODALIDADES PRESENCIAL E A DISTÂNCIA. EmRede - Revista De Educação a Distância, 3(1), 119–134. https://doi.org/10.53628/emrede.v3i1.88