INFLUÊNCIA DA DIMENSÃO TECNOLÓGICA DAS IES NO DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS DOCENTES PARA EAD

Autores

  • Fernanda Roda de Souza Araújo Cassundé Universidade Federal do Vale do São Francisco
  • José Ricardo Costa de Mendonça Universidade Federal de Pernambuco
  • Milka Alves Correia Barbosa Universidade Federal de Alagoas

DOI:

https://doi.org/10.53628/emrede.v3i1.77

Palavras-chave:

Condições institucionais. Integração das TICs. Competências eletrônicas. Educação a distância. Ensino Superior.

Resumo

Esse estudo procura responder a seguinte pergunta: como o desenvolvimento das competências eletrônicas dos professores se relacionam com a dimensão tecnológica das instituições de ensino superior? Para tanto, foi realizado um qualitativo interpretativo básico. Foi escolhido como lócus a UNIVASF e, como unidade de análise, o curso de especialização em Gestão Pública vinculado ao PNAP. A coleta de dados foi realizada mediante pesquisa documental e entrevistas com roteiro semiestruturado. Os resultados da pesquisa mostram claramente que vários fatores dessa dimensão são importantes para o desenvolvimento das competências eletrônicas docentes e que questões políticas institucionais precisam ser superadas e a periodicidade do treinamento precisa existir para que a EAD possa se firmar na instituição.

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Biografia do Autor

Fernanda Roda de Souza Araújo Cassundé, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Doutora, Mestre e Bacharel em Administração (UFPE, 2015, 2004, 2001). Atualmente é professora Adjunta do colegiado de Administração da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF) e Pesquisadora de projeto apoiado pelo CNPq cujo tema refere-se ao desenvolvimento de competências docentes para EAD. Associada ABED (Associação Brasileira de Educação a Distância). Avaliadora de periódicos e eventos nacionais. Temas de interesses em pesquisa: Ensino e Pesquisa em Administração (competências profissionais e docentes; educação a distância) e Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho (Prazer e sofrimento no trabalho, alienação no trabalho, QVT).

José Ricardo Costa de Mendonça, Universidade Federal de Pernambuco

Doutor em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (EA/UFRGS), além de graduado em Administração pela Universidade de Pernambuco (UPE), graduado em Comunicação Social Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Mestre em Administração pelo PROPAD/UFPE e Pós-Doutorado em Sociologia pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Minas Gerais (PPGS/FACHIF/UFMG - 2012). Professor Adjunto do Programa de Pós-Graduação em Administração (PROPAD/UFPE).

Milka Alves Correia Barbosa, Universidade Federal de Alagoas

Doutora e Mestre em Administração pelo PROPAD/UFPE, graduação em ADMINISTRAÇÃO pela Universidade Federal de Alagoas (1994). Atualmente é docente da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Tem experiência na área de Administração, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão organizacional, análise organizacional, comportamento organizacional, competências gerenciais em IES, gestão de IES, gestão de pessoas, gestão em instituições de saúde. Interesses de pesquisa: competências gerenciais, gestão pública, gestão de IES, gestão da saúde.

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Publicado

2016-09-12

Como Citar

Cassundé, F. R. de S. A., Mendonça, J. R. C. de, & Barbosa, M. A. C. (2016). INFLUÊNCIA DA DIMENSÃO TECNOLÓGICA DAS IES NO DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS DOCENTES PARA EAD. EmRede - Revista De Educação a Distância, 3(1), 6–23. https://doi.org/10.53628/emrede.v3i1.77