CENÁRIOS INOVADORES EM (BLENDED) ELEARNING NA SOCIEDADE DIGITAL: O CURSO DE FORMAÇÃO PARA A DOCÊNCIA ONLINE DA UNIVERSIDADE ABERTA, PORTUGAL

Autores

  • José António Moreira Departamento de Educação e Ensino a Distância Universidade Aberta

DOI:

https://doi.org/10.53628/emrede.v2i2.50

Palavras-chave:

Educação Online, eLearning, Formação de Professores

Resumo

A introdução das tecnologias em diferentes cenários de atividade humana, entre os quais o pedagógico, tem contribuído para reforçar o desenho de metodologias de trabalho e de aprendizagem baseadas na cooperação entre os seus membros. Foi com esse intuito que a Universidade Aberta (UAb), instituição de ensino superior público, concebeu o Curso de Formação para a Docência Online, especificamente concebido para o ensino superior. Este curso segue o Modelo Pedagógico Virtual da UAb® especificamente concebido para o ensino online, que se baseia nos princípios da interação diversificada, da aprendizagem centrada no estudante, da flexibilidade e da inclusão digital. No presente artigo centramo-nos, pois, na análise do referido curso com o objetivo de apresentar contributos para a discussão da qualidade deste tipo de ofertas formativas.

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Publicado

2016-05-23

Como Citar

Moreira, J. A. (2016). CENÁRIOS INOVADORES EM (BLENDED) ELEARNING NA SOCIEDADE DIGITAL: O CURSO DE FORMAÇÃO PARA A DOCÊNCIA ONLINE DA UNIVERSIDADE ABERTA, PORTUGAL. EmRede - Revista De Educação a Distância, 2(2), 7–16. https://doi.org/10.53628/emrede.v2i2.50