PROCESSOS DE FORMAÇÃO A DISTÂNCIA
DOI:
https://doi.org/10.53628/emrede.v3i2.133Palavras-chave:
Formação a distância, formação em rede, formação contextualizada, ensino superiorResumo
Este artigo traz uma problematização do que temos abordado em relação aos processos de formação a distância. Agrupa algumas experiências vividas em dois cenários: formações com sistemas integrados e formações contextualizadas em rede. Analisa dilemas e desafios decorrentes dos processos de formação a distância. Relata o processo de constituição e formação a distância do GIZ – rede de desenvolvimento de práticas de ensino superior/Prograd/UFMG. Por fim, considera que precisamos abordar aquilo que se encontra na experiência dos processos formativos, aquilo que nos inquieta, nos desafia.
Downloads
Métricas
Referências
BELLONI, Maria Luíza. Educação a distância. Campinas, SP: Autores Associados, 1999.
CONFERÊNCIA MUNDIAL SOBRE ENSINO SUPERIOR. Tendências de Educação Superior para o Século XXI. Brasília: UNESCO/CRUB, 1998.
CORRÊA, Juliane. Educação a distância – orientações metodológicas. Porto Alegre: Artmed, 2007.
LITWIN, Edith. Educação a distância: uma nova agenda para o debate educacional. Porto Alegre: Artmed, 2001.
MOORE, Michael; KEARSLEY, Greg. Educação a distância – uma visão integrada. São Paulo: Thomson Learning, 2007.
PETERS, Otto. Didática do ensino a distância. São Leopoldo, RS: Unisinos, 2001.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao submeter um artigo à revista EmRede e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à EmRede: os direitos de primeira publicação e a permissão para que EmRede redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições que permitem a distribuição, remix, adaptação e criação a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que seja atribuído o devido crédito pela criação original à Revista EmRede.
Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC-BY).