AMPLIANDO O CONCEITO DO “ESTAR JUNTO VIRTUAL” NO ENFRENTAMENTO DOS DESAFIOS DO PIBID EM UM CURSO DE LICENCIATURA NA MODALIDADE A DISTÂNCIA

Autores

  • Quênia Luciana Lopes Cotta Lannes Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri
  • Wagner Lannes Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

DOI:

https://doi.org/10.53628/emrede.v3i2.125

Palavras-chave:

Educação a Distância, Formação de Professores, PIBID

Resumo

Esse trabalho exibe uma avaliação qualitativa da implantação do Programa de Iniciação à Docência da CAPES no Curso de Licenciatura em Matemática, na modalidade a distância, da UFVJM, com sede em Diamantina (MG). As atividades desenvolvidas nos cinco centros localizados fora da sede ocorreram inteiramente a distância. A fim de verificar o cumprimento dos objetivos do programa, foi analisado o comportamento virtual desses grupos sob a perspectiva do "estar junto virtual" em comparação com a produtividade de cada polo. Assim, estudou-se a expansão do conceito de "estar junto virtual" a partir de uma visão que considera a relação entre sujeitos a uma visão que relaciona o sujeito com todo o sistema escolar.

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Biografia do Autor

Quênia Luciana Lopes Cotta Lannes, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

Professora da Diretoria de Educação Aberta e à Distância (DEAD/UFVJM)

Licenciada em Matemática (UFMG)

Mestre em Educação (PUC-MG)

Wagner Lannes, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

Professor do Departamento de Matemática e Estatística (DME/UFVJM)

Bacharel e Mestre em Matemática (UFMG)

Doutor em História da Ciência (UFMG)

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Publicado

2017-01-26

Como Citar

Lopes Cotta Lannes, Q. L., & Lannes, W. (2017). AMPLIANDO O CONCEITO DO “ESTAR JUNTO VIRTUAL” NO ENFRENTAMENTO DOS DESAFIOS DO PIBID EM UM CURSO DE LICENCIATURA NA MODALIDADE A DISTÂNCIA. EmRede - Revista De Educação a Distância, 3(2), 237–251. https://doi.org/10.53628/emrede.v3i2.125