MANIFESTOS DO ESUD: FERRAMENTA PARA ELABORAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS NA EAD
DOI:
https://doi.org/10.53628/emrede.v3i2.120Palavras-chave:
EaD. Políticas Públicas. Educação.Resumo
Anualmente a Associação UniRede elabora o Manifesto do ESUD. O documento registra as reivindicações e traduz o cenário atual das instituições associadas na oferta de EaD. Ao ser encaminhado às instâncias de governo, o diagnóstico orienta a elaboração de políticas públicas direcionadas à EaD. Nessa pesquisa, os Manifestos foram analisados a partir de teorias de formulação de políticas públicas para identificar se são ferramentas eficientes para essa finalidade. Os resultados apontam para a importância e força da Associação no processo de levantamento, definição e formulação de propostas de políticas. Além disso, essa estratégia evita a reivindicação de políticas baseadas em demandas particulares.
Downloads
Métricas
Referências
APRILE, M.R; BARONE, R. E. M. Políticas Públicas para Acesso ao Ensino Superior e Inclusão no Mundo do Trabalho – o Programa Universidade para todos (PROUNI) em Questão. VI CONGRESSO PORTUGUÊS DE SOCIOLOGIA. MUNDOS SOCIAIS: SABERES E PRÁTICAS. Universidade Nova De Lisboa Faculdade De Ciências Sociais E Humanas. 2008. Disponível em: <http://www.aps.pt/vicongresso/pdfs/182.pdf>. Acesso em: 09 out. 2016.
BARRETO, R. G. As tecnologias na política nacional de formação de professores a distância: entre a expansão e a redução. Educação & Sociedade, Campinas: CEDES, v. 29, n. 104 − Especial, p. 919-937, out. 2008. Disponível em: <http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=87314209012>. Acesso em: 09 out. 2016.
BERNHEIM, C. T.; CHAUÍ, M. S. Desafios da universidade na sociedade do conhecimento: cinco anos depois da conferência mundial sobre educação superior. Brasília: Unesco. 2008. 44p. Ed.2004/WS/11.
BRAGA, J. L. A prática da pesquisa em comunicação: abordagem metodológica como tomada de decisões. E-compós, Brasília, v.14, n.1, jan./abr, 2011. Disponível em: <http://compos.org.br/seer/index.php/e-compos/article/viewFile/665/503>. Acesso em: 09 out. 2016.
BRASIL. Decreto nº 5.622, de 19 de dezembro de 2005. Diário Oficial da União, Brasília, Seção 1 - 20 de dezembro de 2005.
GIL, A. C. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. 4ª Ed. São Paulo: Atlas, 2002.
______. ______. 6ª Ed. São Paulo: Atlas, 2008.
LAKATOS, E. M; MARCONI, M. A. Fundamentos de metodologia cientifica. 5ª Ed. São Paulo: Atlas, 2003. 310 p.
MANCEBO, D; VALE, A. A.; MARTINS, T. B. Políticas de expansão da educação superior no Brasil 1995-2010. Revista Brasileira de Educação v. 20 n. 60 jan.-mar. 2015. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rbedu/v20n60/1413-2478-rbedu-20-60-0031.pdf>. Acesso em: 09 out. 2016.
MARTINS, 2004. Uma teoria da fragmentação de políticas públicas. In: XXVIII Encontro da ANPAD, 2004, Curitiba. Anais do XXVIII Encontro da ANPAD, 2004. Disponível em: <http://www.anpad.org.br/diversos/trabalhos/EnANPAD/enanpad_2004/POP/2004_PPO2762.pdf>. Acesso em: 10 Jan. 2017.
MOROSINI, M. C.; et al. A qualidade da educação superior e o complexo exercício de propor indicadores. Revista Brasileira de Educação. v. 21 n. 64. Jan-mar. 2016. Disponível em: <http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=27543071002>. Acesso em: 09 out. 2016.
PRETI. O. Educação a distância e globalização desafios e tendências. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 79, n. 191. P. 19-30, jan./abr. 1998. Disponível em: <http://www.uab.ufmt.br/uploads/pcientifica/globalizacao.pdf>. Acesso em: 09 out. 2016.
ROCHA, F.; MELLO, L.; JACKS, N. A pesquisa empírica em comunicação através do levantamento de dados secundários. VI ENCUENTRO PANAMERICANO DE COMUNICACIÓN. COMPANAM. Córdoba - Argentina. 2013. Disponível em: <http://www.publicacioncompanam2013.eci.unc.edu.ar/files/companam/ponencias/Aportes%20te%C3%B3rico%20metodol%C3%B3gicos%20en%20comunicaci%C3%B3n/-Unlicensed-Aportes-Te%C3%B3ricos-Metodol%C3%B3gicos-en-Comunicaci%C3%B3n-Felipe-Rocha-y-Lucas-Mello.pdf>. Acesso em: 09 out. 2016.
SANTOS, M. C. O. Preconceito na educação a distância: a visão dos discentes de um curso de letras EaD. VI COLÓQUIO INTERNACIONAL "EDUCAÇÃO E CONTEMPORANEIDADE". São Cristovão - SE - Brasil. 2012. Disponível em: <http://educonse.com.br/2012/eixo_13/PDF/41.pdf>. Acesso em: 09 out. 2016.
SILVA, F. B.; et al. Políticas sociais no Brasil: participação social, conselhos e parcerias. In: JACCOUD, L. (Org.). Questão social e políticas sociais no Brasil contemporâneo. Brasília: IPEA. 2005.
SOUZA, C. Políticas Públicas: uma revisão de literatura. Sociologias, Porto Alegre, ano 8, n.16, p. 20-45, jul.-dez. 2006. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/soc/n16/a03n16>. Acesso em: 09 out. 2016.
SUZINA, A. C. Formulação de Políticas Públicas. Curitiba: Instituto Federal do Paraná, 2013. 136 p.
______. Implementação e Avaliação de Políticas Públicas. Curitiba: Instituto Federal do Paraná, 2013. 120 p.
UNIREDE. Associação Universidade em Rede. Disponível em: <http://aunirede.org.br/portal/>. Acesso em: 09 out. 2016.
WU, X. et al., Guia de Políticas Públicas: gerenciando processos. Traduzido por Ricardo Avelar de Souza. – Brasília: Enap, 2014. 160 p.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao submeter um artigo à revista EmRede e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à EmRede: os direitos de primeira publicação e a permissão para que EmRede redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições que permitem a distribuição, remix, adaptação e criação a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que seja atribuído o devido crédito pela criação original à Revista EmRede.
Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC-BY).