A FORMAÇÃO INICIAL DOS FUTUROS PROFESSORES PARA O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS: UMA ANÁLISE DAS MATRIZES CURRICULARES DE CURSOS DO RIO GRANDE DO SUL
DOI:
https://doi.org/10.53628/emrede.v3i2.110Palavras-chave:
docentes, novas tecnologias, licenciaturaResumo
Neste artigo, procurou-se identificar se a resistência dos professores em realizar atividades a distância se dá pela falta de formação inicial para o uso de tecnologias digitais. Para isso, foi realizado o levantamento dos cursos de licenciaturas em instituições públicas e privadas no estado do Rio Grande do Sul via plataforma e-MEC. Em seguida, foram realizadas a análise documental de 155 matrizes curriculares dos cursos encontrados ativos na plataforma e-MEC, por um especialista da área educacional. Identificou-se que 68,6% das instituições não oferecem disciplinas obrigatórias, referente ao uso de novas tecnologias na educação. Como trabalhos futuros, pretende-se identificar percepção de professores e alunos referente as disciplinas ofertadas.
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