Links

NEaD – Universidade Federal de Itajubá
Núcleo de Educação a Distância da Universidade Federal de Itajubá iniciou suas atividades em dezembro de 2000 com a nomeação de sua coordenadora Prof. Lucia R. Horta Rodrigues Franco representando a instituição na UniRede – Universidade Virtual Pública do Brasil.

A partir de então, as primeiras ações foram focadas na elaboração de um projeto cooperativo que foi submetido ao Fundo Setorial Verde-Amarelo (e posteriormente aprovado), onde 10 equipes de tecnologia de diferentes instituições de ensino (UFV, UFMG, UFSC, UFPR, CEFET-PR,UFRJ, UECE, UFPA, CEFET-RS e UNIFEI) se juntaram para incentivar a implantação de redes de ensino a distância voltadas à educação tecnológica para a inovação. Seu objetivo era verificar as necessidades regionais e setoriais, e levantar a capacidade de oferecimento dos cursos em função da tecnologia educacional disponível no Brasil, de modo a direcionar as próximas ações nacionais governamentais nesta metodologia. 1623

CEAD – Universidade Federal de Alfenas
A cidade de Alfenas localiza-se entre os diversos braços da bacia da represa de Furnas, num planalto de rochas cristalinas. O clima tropical e temperatura anual em torno de 23º e altitudes que atingem 882m, transformam-na em um lugar essencialmente agradável.

Os seus habitantes convivem com dois tipos de população flutuante: a universitária, próxima de 15% da população e a rural constituída de pessoas que aqui procuram trabalho nas épocas de colheitas 1227

NEaD – Universidade Federal do Paraná
Buscando contribuir com a redução da exclusão social e o desenvolvimento da cidadania, a UFPR, a partir de 1998, engajou-se na implantação da EAD no Estado e no país.

O primeiro passo nesta direção foi a elaboração da proposta do Núcleo de Educação a Distância – NEAD/UFPR, como órgão vinculado à Pró-Reitoria de Graduação. A proposta foi aprovada pelo Conselho Universitário, que institucionalizou o Programa a partir da criação do NEAD, em 2 de fevereiro de 1999. 1363

CEAD – Universidade de Brasília
O Centro de Educação a Distância (CEAD) da Universidade de Brasília (UnB) tem experiência consolidada em Educação a Distância (EaD) desde 1979, adotando diretrizes e desenvolvendo ações inovadoras que auxiliem a aprendizagem. 1815

SEDIS – Universidade Federal do Rio Grande do Norte
A Secretaria de Educação a Distância da Universidade Federal do Rio Grande do Norte foi criada em junho de 2003, com o objetivo de fomentar a Educação na sua modalidade a distância e estimular o uso das tecnologias de informação e comunicação como ferramenta de ensino e aprendizagem.

Funcionando no Centro de Convivência do Campus Central, a SEDIS está em condições de prestar assessoria pedagógica e técnica para projetos de cursos a distância. 1850

Universidade Federal do Ceará – Virtual
A Universidade Federal do Ceará – UFC tem experiência de mais de 40 anos na oferta de cursos de graduação e pós-graduação, pesquisa e extensão.
Com excelente conceito junto à comunidade acadêmica nacional, concentra um sólido patrimônio de conhecimento e tecnologia.

  • Ciência e Tecnologia

Site da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência – SBPC
A SBPC é uma entidade civil criada há 50 anos, sem fins lucrativos e voltada principalmente para a defesa do avanço científico e tecnológico, e do desenvolvimento educacional e cultural do Brasil. No site do SBPC, o internauta acha o histórico e estrutura de funcionamento da instituição, links para as sete publicações da Sociedade, serviço de cadastramento de sócios, eventos, concursos e outros.

Revista Eletrônica ComCiência
Revista eletrônica de jornalismo científico, com notícias, reportagens, entrevistas, resenhas, novidades em C&T e outros. O site é elaborado pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).

Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo – Fapesp
A FAPESP apóia, há 35 anos, vários setores da Ciência e da Tecnologia por meio da concessão de bolsas e de auxílios a projetos de pesquisa e a outras atividades ligadas à investigação e ao intercâmbio científicos. O site da instituição oferece serviços como guia de auxílio a importações voltadas para atividades de pesquisa e desenvolvimento científico, formulários para pedidos de bolsas e de auxílios a pesquisas, e outros serviços de apoio às atividades científicas. O conteúdo também inclui histórico e ações da Fapesp, publicações e notícias.

  • Educação à Distância

Coordenação Central de Educação a Distância da PUC-Rio – CCEAD/PUC-Rio
A CCEAD é uma unidade que coordena, apóia e promove as atividades de Educação a Distância na PUC-Rio. O site apresenta uma relação dos cursos a distância de todos os departamentos da universidade, em sua maioria de extensão, com possibilidade de pré-inscrição por formulário virtual. O conteúdo também inclui a descrição de projetos da CCEAD, parceiros, agenda de eventos e uma biblioteca virtual específica sobre EAD.

Site de EAD da Escola Nacional de Saúde Pública/Fiocruz
A Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP) é uma unidade técnica da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) que atua na formação de pessoal especializado, produção de conhecimentos e prestação de serviços no campo da saúde pública. O site tem o objetivo de possibilitar as atividades na modalidade da Educação a Distância. O internauta pode se inscrever em cursos de especialização a distância na área de saúde, além de conferir projetos da instituição, publicações, agenda de eventos, histórico e outros.

Consórcio CEDERJ – Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
O Consórcio CEDERJ, formado por seis universidades públicas do Rio de Janeiro, é uma das instituições mais atuantes na Educação a Distância brasileira. Com apoio do governo do estado e associado a prefeituras fluminenses, já ofereceu milhares de vagas em cursos de nível superior graduação, extensão e especialização em diversas disciplinas. É uma das instituições consorciadas da UniRede com maior experiência em EAD.

Biblioteca Virtual de Educação a Distância/Prossiga
O programa Prossiga do Ministério da Ciência e Tecnologia visa a fomentar áreas estratégicas da Tecnologia da Informação e criou esse site para servir como referência na Educação a Distância em seu sentido mais amplo, envolvendo todos os temas relativos a novos recursos tecnológicos da comunicação e informação na educação. O site indica desde artigos, textos, pesquisadores, cursos e eventos até oportunidades de fomento a pesquisa e financiamentos.

  • Educação

Universia Brasil
O Universia Brasil é a versão nacional da rede de sites Universia, presente em dez países e que se propõe a ser um guia com inúmeros serviços e informações para o público universitário, incluindo alunos de graduação, pós-graduação, extensão, professores e demais funcionários. O internauta encontra dicas de cursos, avaliação de universidades e respectivos programas de ensino, agenda de eventos, notícias, chat e até um sistema de provas interativas – versões de múltipla escolha do Exame Nacional de Cursos (Provão) que podem ser feitas online.

EducaRede
O site EducaRede é uma iniciativa da Fundação Telefônica – criada em 1999 pelo grupo empresarial de mesmo nome – para a melhoria da educação e desenvolvimento social. O site apresenta notícias sobre cultura e educação, material de apoio para trabalhos escolares, seções de apoio para a atividade dos professores e ambientes virtuais de interação entre estudantes de todo o Brasil

Biblioteca Virtual de Educação (BVE)/INEP
A BVE, desenvolvida pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP/MEC), é uma ferramenta de pesquisa de sites educacionais, do Brasil e do exterior, voltada ao público formado por pesquisadores, estudiosos, professores, universitários e alunos de todas as séries escolares. Os conteúdos são os mais variados possíveis, incluindo temas como gestão educacional.

  • Governo

Ministério da Ciência e Tecnologia – MCT
O Universia Brasil é a versão nacional da rede de sites Universia, presente em dez países e que se propõe a ser um guia com inúmeros serviços e informações para o público universitário, incluindo alunos de graduação, pós-graduação, extensão, professores e demais funcionários. O internauta encontra dicas de cursos, avaliação de universidades e respectivos programas de ensino, agenda de eventos, notícias, chat e até um sistema de provas interativas – versões de múltipla escolha do Exame Nacional de Cursos (Provão) que podem ser feitas online.

Ministério da Educação – MEC
No site do MEC, o internauta encontra um vasto conteúdo sobre as ações do ministério, órgãos subordinados e vinculados, legislação sobre as diversas modalidades de Educação, dados estatísticos e notícias. Especificamente sobre Educação a Distância, os interessados podem conferir projetos, legislação e principais órgãos reguladores. Encontra também os contatos dos núcleos do curso “A TV na Escola e os Desafios de Hoje”, da UniRede.

  • Internacional

CUED
A Cátedra UNESCO de Educação a Distância da UNED (CUED) é resultado de um convênio que visa à promoção, investigação, informação e documentação nessa modalidade de ensino. A direção do órgão é ocupada por especialistas em EAD renomados internacionalmente. O respectivo site é caracterizado pelo oferecimento de conteúdos aprofundados e serviços, em espanhol, como: biblioteca virtual, revistas e documentações online, fóruns de discussão, softwares, cursos e outros.

International Council for Open and Distance Education
O site ICDE, instituição internacional de Educação a Distância oferece informações sobre eventos como por exemplo a ICDE World Conference on Open Learning & Distance Education

Universidad Nacional de Educación a Distancia – Espanha
Esse site, com textos em espanhol e inglês, é mantido pela Universidade Nacional de Educação a Distância da Espanha. O conteúdo permite ao internauta conhecer a estruturação complexa e o funcionamento da instituição, que atua em várias áreas de formação. O site contém ainda publicações, notícias, biblioteca virtual e outros serviços.